Manoel José Nunes Neto, um jovem piauiense de 16 anos, conquistou o Stockholm Junior Water Prize (Prêmio Jovem da Água em Estocolmo) na categoria de escolha popular. O resultado da premiação, conhecida como o Prêmio Nobel da Ciência Jovem, foi anunciado nesta terça-feira (27), na Suécia. Manoel José já havia feito história ao vencer a etapa brasileira, tornando-se o primeiro nordestino a representar o país no evento.
O estudante foi reconhecido por desenvolver um rover aquático, um equipamento inovador capaz de navegar de forma autônoma em corpos hídricos, como rios e lagos, para coletar dados sobre a qualidade ambiental da água. O rover mede parâmetros essenciais como a quantidade de fosfatos, nitratos, materiais orgânicos, pH e temperatura, transmitindo essas informações remotamente, o que pode ser crucial para o monitoramento e a preservação de recursos hídricos.
Estudante de ensino médio em uma escola da rede privada de Teresina, Manoel José já havia conquistado o primeiro lugar na Feira Mineira de Iniciação Científica com seu projeto, o que lhe garantiu um convite para participar do Foro Internacional de Ciencia en Puerto Rico (FICEP). No evento internacional, seu rover aquático foi premiado com a medalha de ouro na categoria Engenharia e também alcançou o segundo lugar geral na competição.
Dê sua opinião: