Sábado, 21 de dezembro de 2024, 12:12
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
12:12
Educação

Professor piauiense tem pesquisa sobre circuitos quânticos publicada em revista internacional

O estudo apresenta descobertas que prometem revolucionar o campo da computação e comunicação quântica

A computação quântica é um campo dinâmico e em rápido desenvolvimento com o potencial de transformar a maneira como processamos e armazenamos informações. O professor Olímpio Pereira, da Coordenação de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, teve seu trabalho publicado na renomada revista internacional Scientific Reports, da Nature. Os pesquisadores acreditam que essa abordagem pode ser aplicada em diversas áreas da tecnologia quântica.

Estudo brasileiro confirma circuitos quânticos que prometem revolucionar o campo da computação
(Foto: Reprodução)

O estudo intitulado “Signal, detection and estimation using a hybrid quantum circuit” foi realizado em colaboração com o professor Marcos César de Oliveira, da Unicamp, e apresenta descobertas que prometem revolucionar o campo da computação e comunicação quântica.

O artigo abordou o desenvolvimento de arquitetura de uma plataforma de circuito contendo dispositivos híbridos que possibilitam o acoplamento entre fótons e fônons através de uma linha de transmissão de radiação (TLR) e um sistema nanoeletromecânico (NEMS), mediado por um qubit supercondutor.

Professor da Uespi tem pesquisa sobre circuitos quânticos publicada em revista internacional
(Foto: Reprodução)

“O qubit funciona como um interruptor quântico, permitindo a transferência condicionada de excitações entre a TLR e o NEMS”, explica o professor Olimpio Pereira. “Essa funcionalidade é crucial para a criação de estados não clássicos e para avanços na manipulação de estados quânticos”, frisa o professor.

A dupla de pesquisadores modelou teoricamente a exploração das interações entre os componentes do circuito híbrido. O objetivo foi compreender como a linha de transmissão de radiação, o sistema nanoeletromecânico e o qubit supercondutor interagem, permitindo assim a derivação do Hamiltoniano efetivo do sistema. “Nosso trabalho é puramente teórico, mas fornece uma base sólida para futuras investigações experimentais”, destaca Olimpio Pereira. 

Para mais detalhes sobre o estudo, acesse o artigo completo em Scientific Reports (Nature). no link: https://www.nature.com/articles/s41598-024-65520-4 

Veja Também

Dê sua opinião: