O atletismo piauiense mostrou força e talento no último final de semana, durante o I Torneio Fama de Atletismo Adulto e o Campeonato Maranhense Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, realizados na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. A delegação do Piauí conquistou medalhas nas duas competições e foi homenageada com um troféu de destaque coletivo, entregue pelo presidente da Federação de Atletismo do Maranhão, professor Alex Fabiano.
No torneio adulto, os destaques foram Rômulo Carvalho, campeão no lançamento de disco, e Esthefaneo Freitas, que garantiu o ouro no lançamento de martelo e bronze no disco.
Já no Campeonato Maranhense Sub-18, os jovens talentos piauienses subiram ao pódio em diversas provas. O grande destaque foi o atleta Guilherme Medeiros, contemplado com o Bolsa Atleta Piauí, que conquistou três medalhas. Sendo ouro no revezamento 4×100 metros, ouro no salto em distância e prata no salto triplo.
Foto: Ascom
Guilherme comemorou os resultados e destacou a importância do apoio financeiro que irá receber. “Minha expectativa é que o Bolsa Atleta ajude muito, principalmente nas despesas com viagens e na compra de equipamentos para treinamento como sapatilha, tênis, academia e suplementos”, relatou.
Outros dois bolsistas tiveram destaque na competição. Max Jafé Silva conquistou ouro no revezamento 4×100 m, prata nos 400m com barreiras e bronze nos 110m com barreiras; Antônio Carlos Neves ganhou ouro no revezamento 4x100m, prata nos 110m com barreiras e bronze nos 400m com barreiras.
Também conquistaram medalhas Leonardo Brito (ouro no revezamento 4x100m, prata nos 100m e 200m rasos), João Henrique Guimarães (ouro na marcha atlética 10.000m), Heverton Mateus (prata no lançamento de dardo), Marcos Farias (bronze no salto em distância e salto triplo) e Maria Vitória Costa (ouro no salto triplo e bronze nos 400m rasos).
Foto: Ascom
Para a secretária dos Esportes do Estado do Piauí, Josiene Campelo, os resultados mostram que o investimento em esporte está no caminho certo. “Esses jovens atletas são um orgulho para o nosso estado. Ver que muitos dos medalhistas fazem parte do Bolsa Atleta Piauí é a prova de que políticas públicas bem executadas transformam vidas e ajudam a construir trajetórias vitoriosas”, afirmou.
Hiacy Medeiros, mãe do atleta Guilherme, compartilhou sua emoção diante das conquistas do filho. “Minha felicidade é enorme pelas conquistas dele. Nesse campeonato ele trouxe três medalhas pra casa. E duas de ouro! E agora, com o Bolsa Atleta, vai nos ajudar a comprar passagens, na preparação dele e compra de suplementos”, comemorou.
O técnico Alberto Sobrinho ressaltou o bom momento da equipe. “Todos estão motivados. Na segunda-feira, nove atletas que participaram da competição em São Luís já foram convocados para o Campeonato Norte-Nordeste Sub-18, que será realizado na Paraíba nos dias 13 e 14 de maio. Com o benefício do Bolsa Atleta, que três deles já vão começar a receber, acreditamos que teremos resultados cada vez mais positivos”, finalizou.
Dê sua opinião: