Terça, 03 de fevereiro de 2026, 07:56
Esportes

Rally Cerapió chega a Teresina e deve movimentar R$ 8 milhões no Piauí

Etapa final da competição reúne cerca de 1.200 participantes, percorre municípios do interior e fortalece o turismo esportivo no estado

O Piauí recebe, nesta sexta-feira (30), a chegada do Rally Cerapió em Teresina. Considerado um dos maiores eventos de enduro do país, a competição deve movimentar aproximadamente R$ 8 milhões na economia local, impulsionando setores como turismo, comércio e serviços nos municípios que integram o percurso da prova.

A etapa final do Rally Cerapió em solo piauiense consolida o estado como um importante destino do turismo esportivo nacional. Ao todo, cerca de 1.200 pessoas participam do evento, entre pilotos, equipes de apoio, profissionais da imprensa e staff, gerando impactos diretos na hotelaria, alimentação, transporte, combustíveis, serviços automotivos e no comércio em geral.

Foto: Ascom PioceráDe acordo com estimativas baseadas em dados do Ministério do Turismo, a movimentação econômica se estende tanto à capital, Teresina, quanto a cidades do interior. A característica itinerante da competição contribui para a descentralização do turismo, beneficiando aproximadamente 30 municípios ao longo do trajeto. No Piauí, o rally inclui pernoites em Piracuruca e Piripiri.

Além do impacto econômico, o evento amplia a visibilidade do estado em âmbito nacional. A cobertura da mídia especializada e o alcance nas redes sociais projetam os destinos piauienses para um público interessado em experiências ligadas ao esporte, à natureza e à aventura.

Evento conta com apoio do Ministério do Turismo

O Rally Cerapió recebe apoio do Ministério do Turismo pelo quarto ano consecutivo, por estar alinhado às políticas públicas de incentivo ao turismo esportivo, à promoção de destinos e à interiorização do fluxo turístico. A iniciativa também reforça a estratégia de dinamização das economias locais por meio do esporte.

A ação integra as diretrizes do Governo Federal de estímulo ao esporte como ferramenta de desenvolvimento social e econômico. A união entre competição esportiva e atividade turística contribui para a geração de emprego e renda, além de fortalecer o desenvolvimento regional.

O apoio institucional contempla ainda ações voltadas à promoção dos destinos, responsabilidade social, sustentabilidade, acessibilidade e comunicação antirracista, consolidando o Cerapió como um instrumento estratégico de valorização dos territórios por onde passa.

Com chancela da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o Cerapió 2026 marca a abertura da temporada do Campeonato Brasileiro de Enduro e Rally de Regularidade, reafirmando-se como um evento que integra esporte, turismo e desenvolvimento econômico, ao mesmo tempo em que amplia a visibilidade de destinos fora dos roteiros tradicionais.

Veja Também

Dê sua opinião: