O secretário municipal de Esporte e Lazer de Teresina, vereador Zé Neto (MDB), afirmou que a gestão municipal prepara uma retomada ampla das atividades esportivas na capital em 2026, com competições, apoio às escolinhas e investimentos em infraestrutura. As declarações foram dadas em entrevista ao programa Boa Tarde Piauí, nesta quarta-feira (21).
Durante a entrevista, Zé Neto avaliou que o ano de 2025 foi marcado por dificuldades financeiras, mas destacou que, mesmo diante do cenário adverso, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) conseguiu executar ações importantes, como a realização de competições, a entrega de material esportivo e o apoio a atletas em disputas dentro e fora do estado.
Foto: Band Piauí“Foi um ano de muita dificuldade, mas, com planejamento e o esforço da equipe da SEMEL, conseguimos realizar competições, entregar material esportivo às escolinhas e apoiar atletas em competições fora de Teresina”, afirmou.
Para 2026, o secretário anunciou o lançamento de um edital que vai contemplar escolinhas de futebol e de outras modalidades, com a distribuição de material esportivo. Ele também confirmou o retorno de competições tradicionais e a ampliação do calendário esportivo da capital após o Carnaval.
Entre os eventos previstos estão a Copa Rural, Copa Batom, Copa Sub-13 de futebol de campo, Copa Sub-11 de futsal, além dos Campeonatos Teresinenses de basquete masculino e feminino, esgrima, atletismo, ginástica e outras modalidades.
Outro destaque citado foi o início da escolinha de atletismo no bairro Vale do Gavião, que começou a funcionar em janeiro deste ano, sob a coordenação do medalhista olímpico Cláudio Roberto.
“É uma modalidade que vem crescendo na nossa cidade e atende crianças da região duas vezes por semana. Quem tiver interesse pode procurar a SEMEL”, explicou.
Infraestrutura esportiva
Zé Neto também esclareceu as atribuições da pasta em relação à estrutura esportiva da capital. Segundo ele, ficou definido que as reformas e manutenções de praças esportivas, campos, quadras e ginásios serão de responsabilidade das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), com acompanhamento da SEMEL.
Além disso, a secretaria pretende retomar o programa de acompanhamento profissional nas academias populares, voltado principalmente para idosos.
Lindolfo Monteiro
Sobre o Estádio Lindolfo Monteiro, o secretário afirmou que o espaço foi reaberto ainda em 2025 e passa por uma reestruturação gradual. Entre as melhorias estão a substituição completa do gramado, a instalação de sistema automatizado de irrigação e a revitalização das arquibancadas.
“Estamos concluindo etapas importantes, como pintura, numeração das cadeiras e melhorias estruturais, dentro de um planejamento feito ainda no ano passado”, disse.
Parcerias e recursos
O secretário destacou o diálogo com parlamentares de diferentes partidos e confirmou a destinação de recursos para o esporte da capital por meio de emendas parlamentares.
Segundo ele, o deputado federal Átila Lira destinou R$ 2 milhões para a compra de material esportivo, valor que já foi liberado pelo Ministério do Esporte. Outros R$ 2,5 milhões foram destinados pelo deputado federal Júlio Arcoverde e aguardam liberação.
“O prefeito Silvio Mendes tem mantido diálogo com parlamentares independentemente de bandeira partidária, sempre buscando o que é melhor para Teresina”, avaliou.
Atuação parlamentar
Mesmo licenciado do mandato para comandar a SEMEL, Zé Neto ressaltou que segue atuando como vereador e citou a aprovação da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, que deve ter edital lançado nos próximos dias.
“A lei já foi aprovada e agora vamos iniciar a execução, além de outras ações e emendas que também destinamos para a área da saúde”, concluiu.
SEMEL retoma competições e amplia apoio ao esporte em Teresina
Dê sua opinião: