O litoral cearense foi o cenário escolhido para sediar a Convenção da TV Bandeirantes Norte e Nordeste. Realizado na Praia do Cumbuco, o encontro reuniu, pela primeira vez no Ceará, diretores gerais das emissoras da Band das duas regiões, com o objetivo de alinhar estratégias, fortalecer a identidade da rede e impulsionar o crescimento regional dentro do maior grupo de comunicação do país.
O Ceará sediou, de forma inédita, a Convenção da TV Bandeirantes Norte e Nordeste, reunindo diretores gerais das emissoras afiliadas para um alinhamento estratégico da rede. A escolha do litoral cearense reflete a força da região e a importância do Nordeste no cenário nacional da comunicação.
Foto: TV Bandeirantes A direção nacional da rede destacou que estar presencialmente no Ceará é fundamental para alinhar as operações regionais à identidade nacional da Band, respeitando as características culturais de cada estado.
“A Band está presente de uma maneira muito pujante nos nove estados, tentando fazer com que eles se comuniquem, estejam alinhados e padronizados. Com isso, conseguimos levar o Nordeste para o olhar nacional com o protagonismo que a região merece. É a região que mais cresce no Brasil, e a Band entende como obrigação abraçar esse potencial e mostrar a pluralidade da cultura, da gastronomia, dos esportes e da economia”, afirmou Diego Trajano, diretor de Rede e Expansão da Band Norte e Nordeste.
Foto: TV Bandeirantes O encontro marca um novo capítulo de confiança no Nordeste, com foco na união da rede e no crescimento competitivo das emissoras nos estados.
“Foi um encontro maravilhoso para a Band Nordeste e também para a Band Nacional. Estamos alinhando projetos, organizando ideias e projetando o futuro. O mais importante é que todos já estavam com o mesmo pensamento: união, força e a certeza de que, em 2026, o Nordeste vai fazer a diferença”, destacou Sérgio Miranda, diretor-geral da Band Piauí.
Foto: TV Bandeirantes A troca de experiências entre os gestores também fortalece a gestão das emissoras. Unidades como Bahia e Pernambuco apresentaram resultados sólidos e modelos que servem de inspiração para outras praças.
“É um momento de compartilhar projetos e de ‘amolar o machado’. A gente se prepara melhor para buscar novos resultados. Esse encontro acontece todo ano e, desta vez, fomos muito bem recebidos aqui na Band Ceará”, explicou Augusto Correia Lima, diretor-geral da Band Bahia.
Foto: TV Bandeirantes A valorização do sotaque regional foi outro ponto central debatido durante a convenção.
“O mercado pede cada vez mais sotaque local. Aqui, trocamos experiências para fortalecer a programação local, regional e nacional. Quando a gente se reúne, quem ganha é Pernambuco, o Nordeste e o Brasil”, ressaltou Alexandre Gabriel, superintendente da Rede Tribuna.
Foto: TV Bandeirantes
A presença de diretores do Norte amplia a integração entre as regiões e cria um corredor de negócios e soluções compartilhadas.
“Esse projeto já está em andamento há alguns anos, e esse encontro é de grande valia. Norte e Nordeste têm muito em comum. Eu sou nordestino, filho do Ceará, e isso só soma para engrandecer ainda mais a rede”, afirmou Inácio Santiago, diretor-geral da Band Amazonas.
Foto: TV Bandeirantes Além do conteúdo, a saúde financeira das emissoras também esteve no centro das discussões.
“A participação da Controladoria reforça os controles internos, o compliance, a otimização de custos e a sustentabilidade financeira, fortalecendo o Norte e Nordeste como uma potência para toda a rede”, explicou Marcelo Landucci, gerente de Controladoria da Rede.
Foto: TV Bandeirantes O crescimento do mercado publicitário no Nordeste também foi destacado durante o encontro.
“As emissoras desenvolvem projetos incríveis, e o mercado anunciante reconhece a força da cultura nordestina. Em 2025, tivemos um crescimento de quase 30% nos investimentos no Nordeste”, afirmou Patrícia Cordeiro, diretora comercial de Importação.
Foto: TV Bandeirantes Como anfitriã, a Band Ceará apresentou o estado como um polo estratégico de produção de conteúdo e captação de investimentos.
“Trazer essa convenção para o Ceará é mostrar que o que fazemos aqui é visto em todo o Norte e Nordeste. A nossa ideia é integrar e fortalecer, fazendo do Nordeste uma unidade da Band”, destacou Salmo Ribeiro, diretor-geral da Band Ceará.
Foto: TV Bandeirantes Com a hospitalidade e o humor, marcas do Ceará, a convenção reforça o otimismo do grupo Band e projeta um 2026 de integração, crescimento e protagonismo regional.
Dê sua opinião: