Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
19:47
Jornalismo

Conheça o benefício da Tarifa Social de Energia para pessoas com autismo

Esta iniciativa, que garante descontos de até 65% na conta de luz, visa apoiar famílias que têm necessidades especiais de consumo energético.

No mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como Abril Azul, a Equatorial Piauí está chamando atenção para um importante benefício: a Tarifa Social de Energia Elétrica. 

Esta iniciativa, que garante descontos de até 65% na conta de luz, visa apoiar famílias que têm necessidades especiais de consumo energético para o tratamento e cuidado de pessoas com autismo.

  
Foto: Reprodução. 
 
 
 

"É fundamental que as famílias que se enquadram nos critérios necessários e ainda não possuem o Número de Inscrição Social (NIS) busquem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para garantir o benefício e ter acesso ao desconto na conta de energia", ressalta Patrícia Araújo, Consultora de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí.

  
(Foto: Divulgação/CEEE Equatorial)
 
 
 

Atualmente, mais de 583 mil famílias piauienses estão cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica, mas ainda há um número significativo de pessoas elegíveis que não estão usufruindo do benefício. A resolução nº 1000/21 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) assegura o desconto para pessoas com autismo, desde que atendam aos requisitos estabelecidos na norma.

Além da comprovação de renda familiar de até três salários mínimos, é necessário que o Cadastro Único (CadÚnico) e o NIS estejam atualizados, além da apresentação de um laudo médico que contenha informações detalhadas sobre a condição do portador de TEA, incluindo a descrição dos aparelhos, equipamentos ou instrumentos elétricos utilizados no tratamento.

Veja Também

Dê sua opinião: