A Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci), que oferece serviços à população em situação de vulnerabilidade em Teresina, anunciou na última terça-feira (02) a paralisação de suas atividades por tempo indeterminado devido à falta de repasses da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT).
Em nota, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informou que está ciente da situação e trabalhando para resolver o impasse financeiro, a fim de garantir a continuidade dos atendimentos. A Semcaspi também afirmou que está aberta ao diálogo com todos os setores envolvidos, buscando alternativas para a retomada plena das atividades da Funaci.
A Funaci, que completa 35 anos no dia 12 de outubro de 2024, atua não apenas em Teresina, mas também nos municípios de Miguel Alves, Aroazes e São Pedro do Piauí. Atualmente, coordena 10 projetos, incluindo creches, escolas e um hospital, voltados ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade.
CONFIRA OS PROGRAMAS:
- Programa Criança Feliz: mulheres gestantes e crianças de 0 a 06 anos beneficiarias do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Programa Amor de Tia: crianças filhas de mulheres vítimas de violência doméstica;
- Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: crianças adolescentes de 06 anos a 16 anos com suas respectivas famílias;
- Programa Nacional de Acesso ao Trabalho (ACESSUAS);
- Centro de Educação Infantil Santo Inácio de Loyola: crianças de 03 a 06 anos;
- Escolas Famílias Agrícolas: do ensino Fundamental maior e Médio Técnico;
- Escola Família de Turismo (EFTUR);
- Centro de Aprendizagem Carlo Novarese (CACN);
- Hospital São Carlos Borromeu (HSBC): todos os ciclos de vida;
- Espaços de Produção Agrícola: jovens e adultos.
NOTA DA PREFEITURA
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informa que recebeu nesta terça-feira (1), ofício da Fundação Pe. Antônio Dante Civiero (FUNACI), sobre a paralisação de seus serviços, devido à falta de repasse de recursos pela Prefeitura de Teresina. A secretaria está ciente da situação e trabalha para resolver o impasse financeiro em conjunto com a Prefeitura, visando garantir a continuidade das atividades de atendimento à população.
A Semcaspi reitera seu compromisso com a assistência social e lamenta os prejuízos causados pela suspensão dos serviços. E destaca, que medidas estão sendo tomadas para que a situação se normalize o mais breve possível, assegurando que a FUNACI retome seu papel de apoio às famílias e pessoas em vulnerabilidade social.
A secretaria está aberta para dialogar com todos os setores envolvidos e busca alternativas que visem a retomada plena das atividades.
Dê sua opinião: