Os moradores do bairro Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina, estão recebendo atendimento gratuito da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A ação teve início no dia 4 de agosto e segue até o dia 8, levando serviços jurídicos e de cidadania diretamente à comunidade.
A equipe da Justiça Itinerante está instalada na sede da Associação Amigos da Sopa, localizada na Rua Francisco Nunes da Rocha, 1831. O atendimento acontece das 8h às 14h, com distribuição de senhas por ordem de chegada.
Foto: TJPI
A iniciativa tem como foco principal atender populações em situação de vulnerabilidade, promovendo o acesso à Justiça de forma rápida, humanizada e gratuita. Entre os serviços oferecidos estão:
Casamentos e divórcios consensuais
Reconhecimento e dissolução de união estável
Ações de alimentos e guarda de menores
Registro tardio de nascimento
Emissão de segundas vias de certidões
Retificação de registros civis
Atendimento jurídico gratuito e orientações processuais
De acordo com o superintendente da Justiça Itinerante, juiz Henrique Luiz da Silva Neto, o projeto é um importante instrumento de democratização do Judiciário no estado:
“A Justiça Itinerante é um braço estendido do Judiciário. Estar na Santa Maria da Codipi significa estar onde as pessoas realmente precisam, ouvindo, acolhendo e resolvendo conflitos com agilidade e dignidade.”
Dê sua opinião: