Um novo princípio de incêndio foi registrado na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Promorar, zona Sul de Teresina, na manhã desta quarta-feira (20). O fogo teve início em um aparelho de ar-condicionado da sala de raio-x, por volta das 11h, e obrigou a transferência de pacientes internados, além da suspensão temporária dos atendimentos.
Familiares foram chamados às pressas para acompanhar as transferências, enquanto pacientes que buscavam atendimento de urgência foram surpreendidos ao encontrar a unidade fechada.
Foto: Corpo de BombeirosDe acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), não houve feridos e os danos ficaram restritos ao equipamento. A instituição informou ainda que, por conta da fuligem, os atendimentos foram interrompidos, mas foram retomados parcialmente na tarde do mesmo dia, com prioridade para pacientes adultos. O atendimento pediátrico deve voltar ao normal nesta quinta-feira (21).
O secretário municipal de Defesa Civil, coronel José Nunes, explicou que a equipe atuou rapidamente para conter as chamas e que uma revisão nas instalações será realizada.
“É a segunda vez que isso acontece, mas em outro setor. Foi um curto-circuito no ar-condicionado, que iniciou o incêndio. Imediatamente, pessoas preparadas prestaram os primeiros socorros, desligaram o equipamento e contiveram as chamas. Os danos ficaram restritos apenas ao aparelho. O Corpo de Bombeiros esteve no local e acompanhou de perto a ocorrência. O prefeito Silvio Mendes já solicitou uma revisão completa nas instalações, especialmente onde há reincidência, para entender a causa dos problemas”, destacou.
Segundo caso em 15 dias
Essa foi a segunda ocorrência em menos de duas semanas na mesma unidade. No dia 5 de agosto, outro princípio de incêndio, também causado por um ar-condicionado, atingiu a sala de soro. Na ocasião, os serviços chegaram a ser 100% suspensos e 17 pacientes foram transferidos. No dia seguinte, os atendimentos foram retomados.
Nota da FMS
Em nota, a FMS confirmou que o incêndio foi rapidamente controlado pela equipe da unidade com o uso de extintores. O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar a fumaça e acompanhar os reparos no espaço atingido.
“Por precaução e devido à presença de fuligem no ambiente, os atendimentos foram temporariamente suspensos. No entanto, a unidade já retomou parcialmente os serviços, ainda na tarde desta quarta-feira (20), realizando atendimentos de urgência para pacientes adultos. O atendimento pediátrico será retomado na quinta-feira (21)”, informou a fundação.
Dê sua opinião: