Terça, 16 de dezembro de 2025, 20:02
Geral

Postos extras emitem nova identidade até sexta no Centro Administrativo

Atendimento segue até sexta-feira (19) com pontos extras instalados em secretarias e órgãos estaduais

Servidores do Governo do Estado contam com postos temporários para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Centro Administrativo, em Teresina. A ação, realizada pela Secretaria de Administração (Sead) em parceria com o Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, teve início com o Dia D, nessa segunda-feira (15), e segue até sexta-feira (19), com atendimento em pontos estratégicos do complexo administrativo.

Ao todo, três postos extras foram montados, além da Sala da Cidadania, unidade fixa localizada na Sead. Os atendimentos ocorrem das 7h30 às 13h30, no térreo das Secretarias de Educação e de Saúde, e em frente à Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), no bairro São Pedro, zona sul da capital.


Foto: Ascom Sead A iniciativa busca facilitar o acesso dos servidores estaduais à nova identidade, além de contribuir para o cumprimento do decreto estadual que estabelece prazos para a atualização do documento. Comissionados, terceirizados e temporários devem emitir a CIN até 30 de dezembro de 2025; servidores efetivos ativos, até 27 de fevereiro de 2026; e inativos e pensionistas, até 30 de abril de 2026.

“Essa iniciativa é fundamental para garantir que nossos servidores tenham acesso facilitado à nova Carteira de Identidade Nacional, um documento essencial para a regularização funcional e para o exercício pleno da cidadania. Ao levar o serviço até o Centro Administrativo, promovemos mais agilidade e comodidade ao servidor, além de assegurar o cumprimento dos prazos estabelecidos em decreto”, disse a diretora de Gestão Administrativa da Sead, Conceição Santana.

Foto: Ascom SeadEntre os beneficiados está a servidora da Etipi, Huana kysságora Rocha, que destacou a facilidade proporcionada pela instalação do posto próximo ao local de trabalho. “Foi uma boa iniciativa, consegui solicitar minha CIN e foi rápido, facilitou muito a nossa vida”, afirmou.

A nova Carteira de Identidade Nacional reúne diversas informações em um único documento e segue o padrão unificado em todo o país, garantindo mais segurança e integração entre bases de dados públicos. Para a emissão, é obrigatória a apresentação da certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de endereço. Também é possível incluir dados opcionais, como título de eleitor, CNH, CTPS, cartão do SUS, carteira profissional, certificado militar, tipagem sanguínea e laudos médicos para pessoas com deficiência.

Foto: Ascom Sead

Veja Também

Dê sua opinião: