A curiosidade de um professor e o empenho de alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Fauzer Bucar, em Floriano, resultaram no desenvolvimento de um repelente natural à base de urucum, como alternativa de prevenção à dengue. O projeto, denominado “Fim da Picada”, surgiu da ideia de buscar soluções para os problemas causados pela doença viral, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O professor Marco Aurélio Coutinho, que possui experiência com as propriedades do urucum, e seus alunos realizaram estudos que levaram ao repelente, que é orgânico e sustentável. O projeto foi apresentado na Campus Party Teresina 2024, onde conquistou o prêmio máximo na Arena de Negócios. A participação na feira de tecnologia abriu novas perspectivas para os alunos, que expressaram gratidão pela experiência e pelo impacto que isso pode ter em suas vidas futuras.
Marco Aurélio enfatizou a importância de acreditar nas próprias capacidades e a busca por melhoria contínua. “O legado que eu quero deixar para os meus alunos é que eles acreditem que eles podem ser melhores a cada dia, que vão alcançar o sucesso nas suas carreiras. Não desista, persista e você vai chegar aonde você quiser”, conclui Marco Aurélio.
Dê sua opinião: