Sexta, 19 de dezembro de 2025, 00:09
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Risco estrutural pode levar à interdição do viaduto da Avenida Miguel Rosa, em Teresina

Avaliação técnica foi iniciada após a queda de um bloco de concreto; CREA aponta possibilidade de novos desprendimentos

O viaduto da Avenida Miguel Rosa, na Zona Sul de Teresina, pode ser interditado nos próximos dias após a queda de um bloco de concreto registrada na quarta-feira (17). O incidente acendeu o alerta de órgãos técnicos, que iniciaram vistorias para avaliar a segurança da estrutura e evitar possíveis acidentes.

Apesar do impacto do material na via, não houve registro de feridos ou colisões no momento da ocorrência. A queda aconteceu menos de um mês após intervenções no trânsito da região, motivadas por problemas estruturais já identificados no elevado.

Durante inspeção preliminar, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) constatou a existência de outros blocos com risco de desprendimento ao longo da estrutura. De acordo com o presidente do conselho, Hércules Medeiros, a situação exige providências imediatas, incluindo a possibilidade de interdição total do tráfego, até que as peças sejam removidas e a segurança restabelecida.


Foto: ReproduçãoAinda segundo o Crea-PI, um segundo bloco de concreto apresenta afastamento ainda maior da estrutura original e está localizado em um trecho considerado crítico do viaduto. O risco é ampliado pelo fato de a área contar com apenas uma faixa de circulação, o que pode expor motociclistas e veículos de grande porte a acidentes graves, caso ocorra novo desprendimento.

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul) informou, por meio de nota, que equipes técnicas seguem monitorando a situação e mantêm diálogo com os órgãos competentes. A pasta destacou que a estrutura passará por avaliação técnica detalhada para análise das condições atuais e definição das providências necessárias.

Os problemas no viaduto não são recentes. Inaugurado em 2019, o elevado já apresentou falhas estruturais em outras ocasiões. Em novembro deste ano, foi identificado um desnível de aproximadamente 13 centímetros, o que levou à adoção de medidas preventivas para reduzir o impacto sobre a estrutura.

Entre as recomendações feitas à época pelo Crea-PI estavam a redução do limite de velocidade de 60 km/h para 50 km/h e a restrição da circulação de veículos de carga, com o objetivo de diminuir o peso e as vibrações sobre o viaduto.

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