Um advogado, identificado apenas pelas iniciais D. P. S., foi preso nesta terça-feira (22) em Teresina, durante a 2ª fase da Operação Fragmentado, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Piauí (MPPI), em conjunto com a Polícia Civil do Piauí (PCPI).
O advogado é suspeito de participar de um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. De acordo com o Gaeco, ele foi contratado pelo alvo da 1ª fase da operação, Vagner da Silva Carvalho, e estava intermediando orientações de dentro do presídio para comparsas que estavam em liberdade.
Essas orientações permitiram que os criminosos desse grupo continuassem com suas atividades ilegais. Além de tráfico e lavagem de dinheiro, também foi identificado o crime de falsa identidade. O Gaeco informou que advogados articularam para que a namorada de Vagner Carvalho se passasse, falsamente, por advogada para entrar no sistema prisional do estado.
Na 2ª fase da operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, um dos quais foi contra o advogado. O outro alvo não foi divulgado pelo Gaeco. A ação contou com o apoio operacional da Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP), da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e do BOPE da Polícia Militar do Piauí (PMPI).
Dê sua opinião: