Cerca de dez advogados são alvos de uma operação da Polícia Civil do Piauí (PCPI), deflagrada na manhã desta quarta-feira (13), nos estados do Piauí e Maranhão. A ação, que tem como objetivo desarticular um esquema de fraudes judiciais, resultou na apreensão de veículos de luxo, levados para a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
As equipes policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Nove advogados estão localizados em Teresina (PI) e um em Timon (MA).
Foto: SSP-PI
De acordo com o delegado Filipe Bonavides, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), a ação é um desdobramento da Operação Usuário Zero, que investiga um esquema criminoso que teria movimentado cerca de R$ 7 milhões.
As investigações apontam que a fraude foi possível após um servidor do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) identificar uma falha no sistema eletrônico da corte, explorando a vulnerabilidade para manipular processos judiciais em benefício dos envolvidos.
Em nota divulgada à época, o TJPI informou que a falha foi corrigida em 2023 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tão logo foi identificada pelas autoridades.
Dê sua opinião: