Incêndios atingiram o lixão municipal e uma comunidade rural de Canto do Buriti, no Sul do Piauí, entre a noite de segunda-feira (6), e a manhã desta terça-feira (7). De acordo com a Defesa Civil do município, o fogo que destruiu parte do lixão foi provocado de forma criminosa.
O coordenador da Defesa Civil, Luiz Neto Guedes, informou que as equipes começaram o combate às chamas ainda na manhã desta terça. Ele relatou que houve dificuldades por causa de um problema técnico em um dos carros-pipa da prefeitura, mas que uma empresa local cedeu outro veículo para auxiliar no controle do incêndio.
Foto: DivulgaçãoOutro foco foi registrado na comunidade Santa Clara, na zona rural da cidade, ainda na noite de segunda-feira. O fogo consumiu parte da vegetação e foi parcialmente controlado pela Defesa Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros do Piauí. As equipes devem retornar ao local para verificar se há novos pontos de calor.
No dia 23 de setembro, a mesma comunidade enfrentou um incêndio em uma área de roça que durou cerca de sete horas. Quase um ano antes, quatro pessoas da mesma família morreram carbonizadas após o fogo alcançar a casa onde estavam.
Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Piauí ocupa a sexta posição entre os estados brasileiros com maior número de focos de incêndio nos últimos dez anos. Entre 2013 e 2024, foram registrados mais de 120 mil focos em todo o território piauiense.
O estudo destaca ainda que as queimadas causam impactos ambientais e econômicos, além de colocar em risco a saúde da população, especialmente nas regiões rurais.
Dê sua opinião: