Terça, 14 de outubro de 2025, 04:10
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
04:10
Polícia

Incêndio de grande proporção é controlado após 16 horas de combate

Ação integrada do Corpo de Bombeiros e Operação Protetor dos Biomas impediu que as chamas atingissem residências

Equipes do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), sediadas em Esperantina, foram acionadas na noite do último sábado (11), para conter um incêndio de grandes proporções em uma área de vegetação no município de Batalha. As chamas se aproximaram de residências e preocuparam os moradores da região.

O fogo, que teve início por volta das 14h24, se estendeu pela madrugada de domingo (12), atingindo uma área estimada de quase 130 hectares de vegetação. Diante da gravidade da situação, os bombeiros solicitaram reforço da guarnição da Operação Protetor dos Biomas 2025 e das equipes do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, de Piripiri.


Foto: Divulgação Graças ao trabalho conjunto das forças envolvidas, ao monitoramento via satélite das áreas afetadas e ao apoio logístico da Prefeitura de Batalha, o incêndio foi totalmente extinto nas primeiras horas da manhã de domingo (12), após cerca de 16 horas de combate. Segundo o sargento Thiago, bombeiro militar da guarnição de incêndio da Operação Protetor dos Biomas, o trabalho apresentou grandes desafios.

“Com apoio do monitoramento via satélite, atendemos os bairros Santa Cruz e Santa Fé, localizados em regiões mais altas, de morros íngremes, mata seca e de difícil acesso. Para o combate, utilizamos água, sopradores, e técnicas de contra-fogo, que possibilitaram o combate tanto na região de mata quanto na região urbana. Os prejuízos registrados, foram ambientais, com a queima de vegetação e queima de parte de um pasto. Ninguém se feriu e o fogo não atingiu as residências”, garantiu o sargento Thiago.

Foto: Divulgação 

A coordenação das ações ficou sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e do comando operacional do Corpo de Bombeiros, que destacaram a importância da integração entre as equipes.

“Quando o fogo começou a avançar em direção às residências, todas as equipes envolvidas, incluindo o 6º grupamento de Piripiri, e os militares da guarnição dos protetores dos biomas, chegaram no local com rapidez e deram suporte ao combate, que já vinha sendo realizado pelo subgrupamento de Esperantina. O excelente tempo-resposta possibilitou essa proteção do patrimônio da população”, esclareceu o Cabo Albuquerque, bombeiro militar e integrante da coordenação da Operação Protetor dos Biomas 2025.

Atualmente, o município segue em monitoramento pelas equipes do CBMEPI, que continuam acompanhando possíveis focos ainda ativos por meio de imagens de satélite.

“Cada foco controlado representa o resultado dessa integração, da inteligência no planejamento, e na dedicação das equipes que estão na linha de frente, protegendo vidas, comunidades e o meio ambiente”, finalizou o sargento Thiago.

Veja Também

Dê sua opinião: