Sete pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (8), durante uma operação conjunta das Polícias Civis do Distrito Federal, Piauí e Bahia. Batizada de Falsa Central, a ação investiga um grupo suspeito de praticar estelionato virtual contra clientes de instituições bancárias, resultando em prejuízos estimados em R$ 90 mil.
De acordo com as investigações, o esquema funcionava a partir de ligações telefônicas nas quais criminosos se passavam por funcionários de bancos, alegando que as contas das vítimas estavam sob ataque de hackers.
Durante o contato, eram enviados links fraudulentos que permitiam o acesso remoto às contas bancárias, possibilitando transferências para contas controladas pelo grupo ou por intermediários, conhecidos como “laranjas”.
Foto: DivulgaçãoAo todo, foram expedidos 15 mandados judiciais, entre prisões temporárias e buscas e apreensões. As prisões ocorreram em Brasília, mas as vítimas identificadas até o momento residem no Piauí. A operação continua e novas prisões não estão descartadas.
Dê sua opinião: