Sexta, 16 de janeiro de 2026, 11:21
Polícia

Operação integrada desarticula grupo criminoso e cumpre 18 mandados

Ação da SSP-PI ocorreu em três municípios e teve como alvo organização criminosa envolvida em crimes violentos e intimidação da população

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta terça-feira (13), uma operação integrada para combater uma organização criminosa que atuava no Sul do estado. A ação foi realizada nos municípios de Manoel Emídio, Eliseu Martins e Colônia do Gurguéia, onde foram cumpridos 18 mandados judiciais, entre prisões e buscas e apreensões.

A operação foi executada de forma conjunta pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, a partir de uma investigação qualificada conduzida pelas forças de segurança do estado. Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário e tiveram como base levantamentos que apontaram a atuação intensa do grupo criminoso na região.


Foto: SSP-PISegundo as investigações, a organização exercia forte influência nos municípios alvos da ação e era responsável por diversos crimes violentos, o que vinha provocando sensação de insegurança entre os moradores.

De acordo com o delegado Charles Pessoa, a operação representa um avanço significativo no enfrentamento ao crime organizado no interior do Piauí.

“A partir de um trabalho investigativo aprofundado, foi possível identificar e atingir um núcleo de uma organização criminosa responsável por homicídios e por outros delitos de alta gravidade. As investigações também revelaram que os suspeitos utilizavam as redes sociais para a divulgação de vídeos com exibição de armas de fogo, com o objetivo de intimidar a população e reforçar a sensação de poder na região. Diante desse cenário, as forças de segurança atuam de forma integrada para desarticular completamente essa estrutura criminosa, com ações contínuas e planejadas que seguirão sendo intensificadas em outros municípios do estado”.

A ação foi coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior, pela Diretoria de Inteligência e pela Delegacia Seccional de Bom Jesus. Também participaram da operação o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), o Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER), o Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), a Companhia da Polícia Militar de Colônia do Gurguéia, o Batalhão da Polícia Militar de Canto do Buriti e as Delegacias Seccionais de Canto do Buriti e de Uruçuí.

Veja Também

Dê sua opinião: