Uma operação integrada das Polícias Civil e Militar identificou uma área reservada para integrantes de facções criminosas, a presença de menores de idade consumindo drogas e veículos com registro de roubo e furto durante um baile reggae realizado em uma casa de eventos no bairro Santo Antônio, Zona Sul de Teresina, na madrugada deste domingo (19).
A ação foi realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e contou com a atuação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), do Departamento Geral de Operações da Polícia Militar, setores de inteligência e unidades especializadas como BOPE, BEPI, RONE, Força Tática, BPTRAN, BOPAER e FEISP.
Foto: Divulgação De acordo com as investigações, o imóvel funcionava de forma irregular e mantinha um espaço reservado para integrantes de organizações criminosas, que circulavam armados durante os eventos. A situação chamou a atenção das equipes policiais, que também constataram a presença massiva de menores de idade no local, muitos deles consumindo bebidas alcoólicas e entorpecentes.
Durante a operação, mais de 15 pessoas foram conduzidas à sede do DENARC. Entre os conduzidos, estavam indivíduos flagrados com drogas e outros que descumpriam medidas judiciais, incluindo monitorados por tornozeleira eletrônica.
As forças de segurança apreenderam carros e motocicletas, alguns com registro de roubo e furto e outros com restrições administrativas. Celulares com restrição por roubo e furto também foram recuperados. Além disso, foram apreendidas duas armas de fogo: uma escopeta calibre 12 e uma pistola.
Foto: DivulgaçãoO proprietário da casa de eventos foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos, especialmente sobre a existência da área reservada para membros de facções criminosas e a permissividade quanto à presença de pessoas armadas no local.
Segundo o delegado Samuel Silveira, a operação integra as diretrizes do Pacto pela Ordem e reforça o enfrentamento direto às organizações criminosas.
“O que chamou bastante atenção foi a presença de menores de idade consumindo drogas lícitas e ilícitas. A investigação apontou que o local vinha sendo utilizado por integrantes de organizações criminosas, inclusive com uma área reservada para esses indivíduos, onde circulavam armados durante os eventos”, destacou o delegado.
O coronel Jacks Galvão ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança.
“A atuação conjunta da Polícia Militar com a Polícia Civil é fundamental para enfrentar esse tipo de crime. O trabalho integrado e de inteligência garante ações mais efetivas e resultados concretos para a segurança da população”, afirmou.
A operação se estendeu por toda a madrugada e reforça o compromisso das forças de segurança pública no combate ao tráfico de drogas, às organizações criminosas e na proteção de crianças e adolescentes.
Dê sua opinião: