A Polícia Federal no Piauí deflagrou, nesta quinta-feira (4), a Operação Aldrabão para combater fraudes cometidas por meio de perfis falsos em aplicativo de mensagens. O principal investigado se passava por um delegado da instituição para aplicar golpes on-line contra vítimas em diferentes estados.
A ação foi autorizada pela Justiça Federal no Piauí, após parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF). Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em endereços ligados ao suspeito.
Foto: Polícia FederalAs investigações começaram a partir de uma denúncia, quando foi identificado um perfil falso que utilizava a foto de um delegado de Polícia Federal e o nome da corporação para dar credibilidade às abordagens fraudulentas. Segundo a PF, o investigado possui um longo histórico criminal, incluindo fraudes, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e participação em organização criminosa.
Mesmo em prisão domiciliar, o suspeito continuava atuando, utilizando estabelecimentos comerciais de fachada para ocultar as atividades ilícitas e manter contato com possíveis vítimas.
Com a operação, a PF busca reunir novas provas, interromper a prática criminosa, identificar bens adquiridos irregularmente e evitar a destruição de evidências.
Dê sua opinião: