Quarta, 10 de setembro de 2025, 21:46
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
21:46
Polícia

Polícia Federal investiga ataques digitais contra a UFPI

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades do Piauí, Goiás, São Paulo e Pará

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (9), a Operação Hackback, com o objetivo de investigar ataques cibernéticos contra a Universidade Federal do Piauí (UFPI). A ação resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão nos estados do Piauí, Goiás, São Paulo e Pará.

Os mandados foram cumpridos nos municípios de São João do Piauí (PI), Formosa (GO), Santo André (SP) e Paraupebas (PA), todos expedidos pela Justiça Federal.


Foto: DivulgaçãoDe acordo com a PF, as investigações tiveram início após denúncias da Reitoria da UFPI, que relatou dois incidentes de invasão ao sistema da universidade, ocorridos nos meses de maio e junho de 2024.

No dia 8 de maio de 2024, o site oficial da UFPI foi alvo de um ataque hacker, um dia após estudantes ocuparem a reitoria em protesto por melhorias na infraestrutura e na segurança do campus de Teresina. A página inicial do site foi alterada, exibindo uma tela preta com uma foto do presidente Lula, além de ofensas e xingamentos dirigidos aos alunos que participaram da manifestação.

Após a invasão, a UFPI informou que o site foi retirado do ar imediatamente e que medidas para coleta de dados e investigação do caso foram iniciadas.

Foto: Reprodução

Veja Também

Dê sua opinião: