Sábado, 13 de dezembro de 2025, 12:43
Polícia

SSP-PI captura líder criminoso foragido desde 2016 em operação no Pará

Joabe da Silva Aguiar, apontado como responsável por dezenas de homicídios no extremo sul do Piauí, foi preso em Belém usando identidade falsa

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) prendeu, nesta segunda-feira (09), em Belém do Pará, Joabe da Silva Aguiar, 40 anos, considerado uma das principais lideranças criminosas atuantes no extremo sul do Piauí. Foragido desde 2016 da Penitenciária de Bom Jesus, ele é apontado como responsável por dezenas de homicídios na região de Avelino Lopes e cidades vizinhas.

No momento da prisão, Joabe utilizava uma identidade falsa com o nome de André Silva Sousa e estava de posse de dois celulares e R$ 15 mil em espécie. A captura ocorreu na Travessa Timbó, bairro Pedreira, em Belém.


Foto: DivulgaçãoA operação contou com a atuação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e SSP-PI, além do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), Grupo Antissequestro da Polícia Civil de Goiás, Ciberlab da SENASP, Núcleo de Inteligência Policial (NIP) da Polícia Civil do Pará e Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Pará.

Para o delegado Charles Pessoa, a prisão representa um importante golpe contra o crime organizado na região.

“A captura desse criminoso é de enorme relevância para o Estado. Posso assegurar que essa é a prisão mais importante dos últimos tempos relacionada ao sul do Piauí. Ele protagonizou uma série de ações criminosas em Avelino Lopes, Bom Jesus e todo o extremo sul, sendo vinculado à organização criminosa ‘Comando Vermelho’ e com diversos mandados de prisão em aberto. Essa prisão só foi possível graças a um trabalho integrado de inteligência. Destaco o apoio fundamental do delegado Alessandro Barreto, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, e a cooperação da Polícia Civil do Goiás e do Pará. O compartilhamento de informações entre essas forças foi determinante para localizarmos e prendermos o criminoso em Belém”, explicou.

A SSP-PI reforça que a operação evidencia a força da integração entre instituições de segurança e reafirma o compromisso do Estado no combate às organizações criminosas que atuam dentro e fora do território piauiense.

Veja Também

Dê sua opinião: