A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta terça-feira (21), uma operação no município de Altos com o objetivo de cumprir 32 medidas cautelares, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, contra integrantes de uma organização criminosa suspeita de envolvimento em homicídios, roubos e tráfico de drogas na região.
De acordo com as investigações, a facção vinha promovendo supostas ações sociais, como a distribuição de brinquedos durante o Dia das Crianças, com a intenção de atrair e cooptar jovens da comunidade para integrar o grupo criminoso.
Foto: Divulgação O delegado Laércio Evangelista, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) da Polícia Civil, explicou que a operação faz parte das estratégias do Pacto pela Ordem, iniciativa da SSP-PI para intensificar o enfrentamento ao crime organizado na Grande Teresina.
"Continuaremos firmes no combate a essas organizações, a fim de evitar a prática de delitos por parte desses indivíduos, como homicídios e roubos, e proporcionar mais tranquilidade à população", afirmou o coordenador.
Foto: DivulgaçãoO delegado Charles Pessoa acrescentou que as investigações identificaram ordens diretas do comando da facção para a realização das falsas ações solidárias. Segundo ele, os líderes determinavam os locais, as quantidades e os responsáveis pela retirada dos brinquedos, além de exigirem registros em vídeo para comprovar a execução das atividades.
"A facção tem buscado utilizar falsas ações sociais para cooptar jovens e conquistar apoio dentro das comunidades. Isso é uma forma de manipulação e um claro desafio à autoridade do Estado. A resposta da Segurança Pública é firme: temos tolerância zero com qualquer tentativa de fortalecimento do crime organizado no Piauí”, asseverou o delegado.
Foto: Divulgação A operação contou com o apoio do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), BOPAER, Diretoria de Polícia Metropolitana, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e Diretoria de Inteligência da SSP-PI.
Dê sua opinião: