Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
15:49
Política

Governador propõe reajuste de 17% para professores da Uespi em parcelas ao longo de três anos

Rafael Fonteles destaca prudência nas negociações e ressalta que não irá desequilibrar as contas públicas do estado.

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou uma proposta de reajuste de aproximadamente 17% para os professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a ser concedido em parcelas ao longo dos três anos de sua gestão.

  

FOTO: ASCOM/Prefeitura de Teresina 

   

Em entrevista na manhã desta sexta-feira (01), o chefe do Executivo enfatizou a importância de não desequilibrar as contas do estado, garantindo que está sendo prudente nas negociações.

Fonteles explicou que a proposta de reajuste é única para todas as categorias, com um aumento de 5,35% a ser aplicado a cada ano subsequente. Ele ressaltou que o objetivo é garantir que os servidores tenham um reajuste acima da inflação durante o seu mandato, demonstrando compromisso com a valorização do funcionalismo público.

Diante das manifestações dos professores e de outras categorias, o governador afirmou que é natural que haja insatisfações e protestos em uma democracia, mas reiterou o compromisso do governo em manter o diálogo e negociar da melhor forma possível. Fonteles reconheceu que não será possível atender a todas as demandas, mas destacou que o governo está empenhado em atender a maioria delas.

“Essa é a beleza da democracia, é claro que o governo não consegue atender todas as demandas dos servidores, então, é natural que tenham manifestações. Graças a Deus mantemos firme a democracia. A gente segue com a mesa de negociação com todos os servidores, com todos, não só os servidores, não só os professores. Repito: não vamos conseguir atender todas as demandas, mas, estamos nos esforçando para atender a maioria delas”, comentou.

As negociações seguem em andamento e o governo se mantém aberto ao diálogo com as categorias, buscando sempre o equilíbrio financeiro do estado e o atendimento das necessidades dos servidores públicos.

Veja Também

Dê sua opinião: