O vereador Luís André (PL) confirmou, em entrevista ao programa Boa Tarde Piauí, da TV Band, nesta segunda-feira (2), que assumirá antecipadamente o comando da Secretaria Municipal de Articulação Institucional (Semai). A posse, inicialmente prevista para o dia 9 de fevereiro, deve ocorrer já nesta quarta-feira (5), às 11h, no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina.
Segundo o parlamentar, a mudança ocorre em razão do retorno do atual secretário, deputado Júlio Arcoverde, a Brasília. Com a nomeação, Luís André deixa temporariamente a Câmara Municipal e abre espaço para a posse do suplente Leonardo Eulálio, médico ortopedista e presidente do diretório municipal do PL.
Foto: Band PiauíDurante a entrevista, o futuro secretário destacou que a Semai é uma pasta recente na estrutura administrativa do município e tem como foco principal a articulação de parcerias institucionais, nacionais e internacionais, além da captação de recursos junto à bancada federal e aos ministérios.
“É uma secretaria nova, que trata da Agenda 2030, de projetos grandiosos, de parcerias nacionais e internacionais com a nossa capital. Nós vamos também atrás de recursos parlamentares e investimentos nos ministérios para trazer benefícios para Teresina.”
Luís André afirmou que pretende iniciar a gestão com um planejamento interno para estruturar a equipe e definir metas de trabalho.
“Vou começar esse ano com o planejamento para que possamos realmente ver a estrutura da secretaria, montar equipe e fazer um plano de metas para buscar recursos e parcerias que ajudem a nossa cidade.”
O vereador também ressaltou que, mesmo assumindo a nova função, não deixará de acompanhar pautas que sempre defendeu ao longo de seus quatro mandatos, como esporte, cultura, educação, meio ambiente, saúde e mobilidade urbana.
“Eu não vou deixar os meus projetos, que sempre coloco como prioridade, como esporte, cultura, educação, meio ambiente, saúde e mobilidade urbana, que são áreas importantíssimas da minha atuação.”
Política e eleições de 2026
Questionado sobre o cenário político e as eleições de 2026, Luís André afirmou que, neste momento, o foco será exclusivamente na gestão municipal, mas comentou sobre a polarização nacional entre PT e PL, citando o presidente Lula ao falar do resultado da última eleição.
“Na eleição de 2022, a diferença foi de 1,5%. De um lado o PL com Bolsonaro, do outro o presidente Lula. Acredito que a próxima eleição vai ser do mesmo jeito.”
Ele também declarou apoio ao pré-candidato do PL à Presidência da República.
“A gente torce para que o Flávio possa ganhar a eleição, que é do nosso partido, o PL”, afirmou.
Ele reforçou ainda que a discussão partidária ficará para o momento oportuno.
“Agora, como secretário, eu tenho que focar na gestão e esquecer a política partidária. A eleição é só depois das convenções. No momento oportuno, a gente trata sobre 2026.”
São João dos Bairros
Outro ponto destacado na entrevista foi a realização da sexta edição do projeto São João dos Bairros, iniciativa liderada pelo vereador, que leva festividades juninas para diferentes regiões da capital.
“Após o Carnaval, a gente já começa a organizar a sexta edição. A ideia é levar o evento para bairros que ainda não receberam e fortalecer a cultura popular e a economia local.”
Ele afirmou ainda que já iniciou articulações com a Fundação Cultural de Teresina para ampliar o apoio aos festivais juninos e valorizar os artistas locais.
“Nossa intenção é apresentar um projeto para apoiar os festivais juninos dos bairros, impulsionar a economia local e valorizar os artistas de Teresina.”
Dê sua opinião: