O secretário de Estado da Defesa Civil do Piauí e deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Nerinho, concedeu entrevista nesta quinta-feira (15), ao programa Boa Tarde Piauí, onde apresentou um balanço das principais ações da pasta desde que assumiu o cargo, em setembro de 2023, e detalhou as perspectivas para 2026, com foco na prevenção de desastres, segurança hídrica e grandes obras estruturantes no estado.
Desde que assumiu a Secretaria da Defesa Civil, Nerinho afirma que a principal mudança foi na metodologia de atuação do órgão, que passou a priorizar a prevenção, deixando de atuar apenas em situações emergenciais, como secas e enchentes. “A Defesa Civil sempre trabalhou na urgência, na emergência, nos desastres. Mas, ao longo do tempo, nós fomos mudando essa metodologia para que ela atuasse de forma preventiva. Hoje, a prevenção é o nosso foco principal.”
Entre as ações de maior destaque está a obra de drenagem no bairro Piauí, em Parnaíba, uma reivindicação antiga da população que sofre há mais de duas décadas com alagamentos recorrentes durante o período chuvoso. Segundo o secretário, a intervenção foi viabilizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por determinação do governador Rafael Fonteles, com articulação do deputado federal Florentino Neto.
Foto: Band Piauí“É uma obra de cerca de 100 milhões de reais, com recursos já garantidos. A licitação está prevista para o dia 9 de fevereiro e a expectativa é iniciar as obras entre o fim de maio e o começo de junho. O mais importante é que ela resolva de uma vez por todas o sofrimento daquela população.”
Enquanto a obra não começa, a Defesa Civil atua em parceria com a Prefeitura de Parnaíba para implantar um sistema de alerta na comunidade, visando reduzir riscos em caso de chuvas intensas. “Vamos nos reunir com a comunidade e implantar um sistema de alerta. Caso haja previsão de chuvas fortes, a população será avisada com antecedência para que possa se preparar.”
Além do litoral, o secretário destacou investimentos no sul do Piauí, especialmente a obra da adutora que liga a Barragem de Patos a Jaicós, considerada estratégica para garantir segurança hídrica à região. “Essa adutora era um projeto antigo que ficou só no papel por muito tempo. Hoje, ela é realidade. É uma obra de aproximadamente 130 milhões de reais, com licitação prevista para o dia 27 de janeiro, que vai solucionar de uma vez por todas a segurança hídrica daquela região.”
Sobre o período chuvoso de 2026, Nerinho afirmou que os dados meteorológicos indicam um inverno mais longo, com chuvas entre fevereiro e meados de maio, o que traz alívio após a forte seca enfrentada em 2025. “As últimas informações dos nossos meteorologistas indicam aquecimento dos oceanos, o que favorece a umidade e as chuvas no Nordeste. A previsão é de chuvas entre fevereiro e maio, o que já ajuda na recarga dos reservatórios e na criação de animais.”
O secretário também comentou as ações preventivas em Picos, município onde atua politicamente e que foi afetado por alagamentos no último ano. Segundo ele, há uma parceria sólida com o prefeito Pablo Santos, envolvendo limpeza de riachos, estudos técnicos e ações sociais.
No campo político, Nerinho avaliou o processo de formação da chapa do PT para as eleições de 2026, elogiando o trabalho do presidente estadual do partido, deputado Fábio Novo, e defendendo uma chapa competitiva, com maior participação feminina. “Nosso objetivo é formar uma chapa ainda mais competitiva do que em 2022. Precisamos ampliar a presença feminina na política. Hoje, a Assembleia tem cerca de 20% de mulheres, e esse número precisa crescer.”
Sobre a indicação do governador Rafael Fonteles pelo nome de Washington Bandeira como pré-candidato a vice-governador, Nerinho afirmou que o nome tem credenciais, mas reforçou que o partido ainda passará pelo debate interno. “O Washington dispensa comentários. Juiz, ex-secretário de Educação, preparado. O PT é um partido que debate tudo, e no final tenho certeza de que será escolhido o melhor nome para o Piauí.”
Ao encerrar a entrevista, o secretário reforçou que o objetivo central das ações da Defesa Civil e do projeto político em construção é garantir mais qualidade de vida e segurança para a população piauiense.
Dê sua opinião: