O governador Rafael Fonteles reuniu-se em Brasília com outros governadores do Nordeste e com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para a segunda assembleia geral do Consórcio Nordeste deste ano. O objetivo principal da reunião foi o fortalecimento da integração regional e a articulação de ações conjuntas para o desenvolvimento social e econômico da região Nordeste.
De acordo com o governador, o presidente da Câmara Federal reafirmou o compromisso com as demandas prioritárias dos estados da região Nordeste. “Desde o início, o deputado Hugo Motta se mostrou aberto ao diálogo com os governadores, especialmente em relação a temas que estão em tramitação e que impactam diretamente a nossa região”, declarou.
Os temas tratados na assembleia foram: a PEC 66, que trata do pagamento de precatórios; a reforma do Imposto de Renda, que tem previsão de impactar a arrecadação dos estados; a PEC da Segurança Pública; o Plano Nacional de Educação; projetos de transição energética e o financiamento de projetos em parceria com instituições nacionais, como o Banco do Nordeste, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Os governadores discutiram também uma proposta de missão conjunta para o Oriente Médio e a participação dos estados em diversos eventos de destaque, como a COP 30. "Tratamos de uma missão internacional dos governadores no Oriente Médio, especialmente na Arábia Saudita, Emirados Árabes e Catar. Tratamos ainda de transição energética, da nossa participação na COP 30, em Belém, abordando o bioma da caatinga e o potencial do Nordeste para a transição energética, além de reforçarmos vários eventos que teremos no Nordeste sobre a temática do crédito, ampliando o crédito para as empresas nordestinas a partir de várias instituições de fomento do país", anunciou Rafael Fonteles.
Em viagem a Brasília, o governador ainda esteve reunido com o vice-presidente de Negócios, Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron, e com Euler Martins, diretor de Governo do Banco do Brasil. O assunto da reunião foi sobre novas operações de crédito para o Estado do Piauí.
Dê sua opinião: