Sábado, 21 de dezembro de 2024, 12:42
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
12:42
Política

Silvio Mendes, Jeová e vereadores eleitos são diplomados

A solenidade de diplomação foi realizada nesta quarta-feira (18) na sede histórica do TJ

Na noite desta quarta-feira (18) o prefeito eleito Silvio Mendes (União Brasil), o vice-prefeito eleito Jeová Alencar (Republicanos), além de 29 vereadores eleitos de Teresina, e três suplentes de cada partido foram diplomados pela Justiça Eleitoral. 

A solenidade foi realizada no auditório da sede histórica do Tribunal de Justiça, no bairro Marquês, zona Norte da capital. O ato representa o fim do processo eleitoral, e atesta que o eleito está apto para tomar posse, que acontece em 1º de janeiro de 2025.

Foto: Band Piauí 

O prefeito eleito Silvio Mendes falou sobre os desafios dos próximos anos.

“A cidade passa por problemas novos, tem problemas velhos e é preciso estar disponível, bem acompanhado para cuidar da cidade e resolver seus problemas. Amanhã temos um encontro agendado pela bancada federal e vamos tratar sobre o custeio, as despesas crescentes que Teresina coloca na saúde. Isso atrapalha outros investimentos que a cidade reclama. O governador concorda, nós já discutimos isso, e então nós todos queremos a mesma coisa, que a saúde melhore para a população”, disse.

Foto: Band Piauí 

O Desembargador Sebastião Martins, pesidente do Tribunal Regional Eleitoral, afirmou que o momento é de encerrar o ciclo eleitoral e inciar outro processo. 

"A diplomação dos candidatos eleitos é o último ato do processo eleitoral das eleições de 2024, de modo que o Tribunal hoje termina o processo eleitoral com a diplomação do prefeito de Teresina, do vice-prefeito, dos 29 vereadores e de três suplentes de cada coligação. Mas também é o início do prazo para a eventual ação de impugnação de mandato eletivo. São 15 dias para o partido político, o Ministério Público, naqueles casos de abuso de poder político, de abuso de poder econômico, compra de voto, corrupção eleitoral, se houver provas, os candidatos podem entrar na justiça nesse prazo", enfatizou.

Foto: Band Piauí

Junia Maria Feitosa, Juíza da 1ª zona eleitoral de Teresina, ressaltou que a diplomação marca o fim do processo eleitoral. 

“O diploma é como uma formatura, você faz um curso e ao final você recebe o diploma para exercer uma função. A justiça eleitoral otorga um diploma para ele para que ele fica habilitado a exercer o mandato eletivo”, pontuou. 

Foto: Band Piauí 

Veja Também

Dê sua opinião: