Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
15:11
Política

Wellington Dias confirma presença em solenidade de Lula em Brasília e repudia atos terroristas

Intitulado "Democracia Inabalada", o ato tem como objetivo reafirmar a importância e a força da democracia brasileira e restituir ao patrimônio públic

  

Foto: Arquivo Band 

 

Uma série de atos marcará, nesta segunda-feira (8), um ano da invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) por vândalos e golpistas inconformados com a vitória do então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.  

O evento mais significativo ocorrerá no Congresso Nacional, em Brasília, às 15h, e reunirá Lula, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, além de governadores, ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil e do Poder Judiciário. Integrante do Movimento Catadores do Distrito Federal, ela entregou a faixa presidencial a Lula durante sua posse em 2023. São esperados cerca de 500 convidados.

Intitulado "Democracia Inabalada", o ato tem como objetivo reafirmar a importância e a força da democracia brasileira e restituir ao patrimônio público, de maneira simbólica, alguns itens depredados durante a invasão.

Em entrevista para a Tv Band, o Ministro Welligton Dias declarou para o Bora Piauí “Nós valorizamos a democracia porque ela permite  manifestações e variados pensamentos. A manifestação é um ato de liberdade, que só é possível dentro da democracia. O ato ocorreu porque estávamos vivendo ali entre os dias 06 a 08 de janeiro, um ambiente democrático, e por isso mesmo, foi permitido que se ocorresse manifestações. As investigações apontam várias pessoas que participaram da manifestação. Foi comprovado e confirmado  a existência de uma programação para explodir uma bomba no Aeroporto de Brasília, isso é terrorismo, isso não tem nada a ver com manifestação. Vários depoimentos e informações, a partir da investigação em ligações telefônicas, enfim. Encontra-se autorizações das pessoas colocando as necessidades não só de quebrar, mas de depredar o patrimônio público. Entre ameaças a chefes de poderes, ou seja o Ministro do Supremo.” declara o Ministro.


Após um ano do ataques às sedes dos três poderes em Brasília e da rápida resposta das instituições brasileiras, uma projeção nas duas torres do Congresso Nacional deu visibilidade a uma estilização da bandeira brasileira e à frase: "Democracia nos Une"

 

Foto: Agencia Brasil. 

   

Veja Também

Dê sua opinião: