Os moradores do Piauí agora contam com uma nova facilidade para doar sangue. O agendamento da doação pode ser feito de forma online por meio da plataforma Gov.pi Cidadão, que passou a integrar os serviços digitais do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), tornando o processo mais ágil e acessível.
Os piauienses já podem realizar o agendamento para doação de sangue de maneira totalmente digital por meio do Gov.pi Cidadão. O lançamento oficial dos serviços online do Hemopi ocorreu nesta terça-feira (13), durante solenidade realizada no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).
A iniciativa é resultado de uma ação do Governo do Estado do Piauí, por meio da Etipi, e tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços essenciais da saúde, utilizando a transformação digital para oferecer mais comodidade, rapidez e transparência no atendimento aos cidadãos.
Foto: Band PiauíCom a integração à plataforma Gov.pi Cidadão, passam a estar disponíveis de forma online os serviços de agendamento de doação de sangue, cadastro do doador, emissão da declaração de doador, além do acesso a informações pré e pós-doação. A proposta é facilitar a jornada do doador e estimular a doação voluntária de sangue em todo o estado.
Durante a solenidade de lançamento, foram apresentados os novos serviços digitais que agora fazem parte da plataforma, com destaque para os benefícios da tecnologia na melhoria da experiência do usuário e no fortalecimento das políticas públicas de inovação. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz; do diretor-geral do Hemopi, Rafael Alencar; e do presidente da Etipi, Ellen Gera.
Para o diretor-geral do Hemopi, Rafael Alencar, a iniciativa representa um avanço significativo para o estado. “A transformação digital, em parceria com a Etipi, só tem a beneficiar o Piauí. É só o começo: vamos informatizar diversos outros processos, como a convocação de doadores sempre que o estoque de determinado tipo sanguíneo estiver baixo”, destacou.
Foto: Band PiauíO secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, também ressaltou os impactos positivos da digitalização para a rede pública.
“Fico muito feliz que o tratamento de saúde esteja mais rápido no nosso estado. O Piauí conseguiu acelerar os serviços e se tornar referência para os demais estados em saúde com o auxílio da tecnologia. Cada vez mais fortalecemos a parceria com a Etipi para garantir mais eficiência e cuidado com a população”, afirmou.
Já o presidente da Etipi, Ellen Gera, enfatizou o compromisso do Governo do Piauí com a modernização dos serviços públicos. “A integração dos serviços do Hemopi ao Gov.pi Cidadão demonstra como a tecnologia pode salvar vidas, aproximando o cidadão dos serviços essenciais. Nosso papel é usar a transformação digital para tornar o Estado mais ágil, acessível e eficiente”, pontuou.
Para acessar os serviços digitais do Hemopi, o cidadão deve entrar no aplicativo Gov.pi Cidadão ou no site oficial https://pidigital.pi.gov.br/ e buscar por “Hemopi” na aba de pesquisa.
A disponibilização dessas funcionalidades integra a estratégia do Governo do Piauí de ampliar o portfólio de serviços digitais, promovendo inovação, inclusão digital e maior eficiência na gestão pública, além de contribuir diretamente para salvar vidas por meio do incentivo à doação de sangue.
Dê sua opinião: