Saúde

Reforma do Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas é entregue pelo Governo do Piauí

Além de novos exames, o ambulatório também foi ampliado para entregar mais de 20 mil atendimentos por mês

A reforma do Ambulatório Integrado Governador Dirceu Mendes Arcoverde foi inaugurada pelo governador Rafael Fonteles, nesta quinta-feira (25), no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. Com a reforma, o novo espaço do Ambulatório Azul, como é conhecido, tem capacidade para realizar mais de 20 mil atendimentos por mês. Ao todo, foram investidos R$ 9 milhões em melhorias nos diversos setores da unidade de saúde, considerada o maior ambulatório público do Piauí.

  
Ambulatório Azul do HGV Tv Band Piauí
 
 
 

"O HGV é o maior e melhor hospital do Piauí. Ele tem 85 anos de história e passa pela sua maior transformação nesses 85 anos. E claro que tem que ser feito por etapas, porque esse gigante não pode parar nem um dia. Então, recentemente eu estive inaugurando o centro cirúrgico e a nova central de diagnóstico por imagem, além de outros serviços complementares, investimento superior a 20 milhões de reais naquele momento. E agora, cerca de 10 milhões no novo ambulatório azul do HGV. Maior, melhor, com mais capacidade de fazer atendimentos, consultas, sobretudo, mas também outros procedimentos", afirma o governador Rafael Fonteles.

  
Governador Rafael Fonteles Tv Band Piauí
 
 

"Chegando à marca de 20 mil procedimentos por mês só nesse espaço que a gente está entregando hoje. e isso vai possibilitar o quê? Menor tempo de espera, atender mais gente, mais especialidades e num espaço muito mais confortável para o usuário do sistema único de saúde. Tudo isso, obviamente, de maneira gratuita para a população, porque é o SUS que se faz presente, em mais um investimento do governo do estado do Piauí para melhorar a saúde pública de Teresina e do interior do estado", destaca o governador.

O Ambulatório Azul atende em média 900 pessoas por dia, com a reforma trouxe novos equipamentos, modernização tecnológica e ampliação da capacidade de atendimento, que já cresceu 12% desde 2022. Além das consultas médicas, são realizados exames laboratoriais, ecocardiogramas, eletrocardiogramas e atendimentos por meio do Piauí Saúde Digital.

"Para vocês terem ideia, mais de 30 especialidades são atendidas aqui no Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas, trazendo mais qualidade, mais conforto, mais segurança e também maior quantidade de atendimentos para a população de Teresina, do território Entre Rios e algumas áreas para a população de todo o território do Piauí", relata o Secretário de saúde Dirceu Campêlo.

  
Secretário de saúde Dirceu Campêlo Tv Band Piauí
 
 
 

O espaço passou por obras de readequação e modernização em áreas como Clínica Médica, Oftalmologia, Urologia, Fisioterapia, Nefrologia, Neurologia, Odontologia, Otorrinolaringologia, Oncologia, Cardiologia, Fonoaudiologia, Ambulatório Trans, além da recepção, setor administrativo e ambientes de apoio.

“Nós estamos ampliando essas metas, por exemplo, não estava previsto no plano a presença de 16 centrais de diagnóstico, mas ousamos colocar e já entregamos 12, faltam quatro: Oeiras, Campo Maior, São Raimundo Nonato e Uruçuí. Vamos entregar também UTIs em Valença e Uruçuí, além de expandir exames de ressonância magnética para Picos, Floriano e Parnaíba. Considero que não apenas atingimos as metas, mas ampliamos ainda mais neste mandato. Nosso intuito é fazer muito mais nos próximos anos”, afirmou o governador, sobre as metas previstas no plano de governo estarem sendo superadas, com relação aos investimentos na saúde. 

Veja Também

Dê sua opinião: