A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, lança novo Painel de Monitoramento dos Óbitos por Acidente de Trânsito, que pode ser acessado por qualquer cidadão conectado à internet. A plataforma permite que se obtenha dados como o total de óbitos por acidente de trânsito desde 2014, categorizados por sexo, faixa etária e taxa de mortalidade.
De acordo com os dados, somente em 2024, 156 residentes de Teresina perderam a vida em acidentes de trânsito, representando um aumento de 26,8% em relação a 2023. Os homens são, de forma alarmante, os mais afetados, correspondendo a 88% das mortes registradas. Além disso, a faixa etária de 20 a 39 anos se destaca, evidenciando um público particularmente vulnerável no trânsito.
O presidente da FMS, Charles Silveira, destacou que o objetivo do painel é assegurar transparência, informar a população e fornecer ao poder público dados relevantes e detalhados para a elaboração de estudos e ações estratégicas de combate a esses acidentes. “Os dados estão apresentados de forma clara, utilizando gráficos e indicadores que ilustram essa realidade local, que, infelizmente, reflete uma tendência global”, afirmou.
Para Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS, o painel é uma ferramenta poderosa para sistematizar informações e aprimorar as intervenções na área de saúde pública, além de fortalecer estratégias epidemiológicas. “As informações disponíveis no painel podem subsidiar os gestores em tomadas de decisão e na busca pela melhoria dos indicadores. Também contribuem para conscientizar a população sobre a importância de um comportamento responsável no trânsito”, ressaltou.
Confira o painel: https://metabase.fms.pmt.pi.gov.br/public/dashboard/c6c4aa1e-a64b-4711-961a-b167125d5327
Foto: FMS
FMS disponibiliza mais dois painéis de monitoramento de doenças
Além do painel de monitoramento de óbitos por acidentes de trânsito, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) oferece, na página inicial do seu site, o Painel de Arboviroses — que engloba Dengue, Zika e Chikungunya — e o Painel de Síndromes Respiratórias, incluindo a Covid-19.
Dê sua opinião: