O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), em Teresina, tornou-se referência na realização de cirurgias para o tratamento de traumas na coluna em crianças. O serviço especializado iniciou em setembro. Os procedimentos cirúrgicos para traumas raquimedulares no HILP fazem parte da expansão da Linha de Cuidado ao Trauma, da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). A iniciativa visa reduzir a mortalidade causada por traumas em decorrência de acidentes.
"O primeiro caso atendido foi uma criança de 6 anos, vítima de um acidente de motocicleta. Ela teve uma fratura de coluna e precisou de uma cirurgia para descompressão dos nervos e estabilização”, explica Samuel Machado, coordenador da Linha de Cuidado ao Trauma, destacando que os casos são atendidos conforme regulação de pacientes.
Com isso, o Piauí ganha um novo fluxo para atendimentos desse tipo de trauma em crianças. “Todos os casos serão assistidos dentro dessa celeridade, que é fundamental para o êxito e bom prognóstico”, conclui Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi.
Dê sua opinião: