O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) alcançou, em 2025, um marco histórico com o maior número de exames laboratoriais realizados desde a inauguração da unidade, em maio de 2008. O volume cresceu 106% em comparação aos primeiros anos de funcionamento, refletindo a ampliação de serviços e leitos do hospital.
O laboratório do HUT funciona 24 horas por dia, em regime de plantão, atendendo todos os setores do hospital. Os resultados dos exames são liberados em até duas horas após a coleta, garantindo agilidade no diagnóstico e no acompanhamento clínico dos pacientes em situações de urgência e emergência.
Foto: Ascom HUTSomente em 2025, foram realizados 504.654 exames laboratoriais, fundamentais para o diagnóstico e monitoramento clínico dos pacientes. Entre os procedimentos ofertados estão exames de hematologia, coagulação, bioquímica, imunologia, marcadores de inflamação, marcadores cardíacos, análise de gases sanguíneos, líquidos biológicos e urianálise.
De acordo com a gerente do laboratório, Gina Coelho, o setor utiliza metodologias modernas, com equipamentos automatizados de última geração, como analisadores de coagulação, hemograma e reticulócitos, bioquímica e gasometria, além de contar com rigorosa supervisão dos analistas clínicos.
A equipe de análises clínicas do hospital é composta por uma gerente, 20 farmacêuticos bioquímicos plantonistas, dois biomédicos plantonistas, 34 técnicos em patologia clínica e oito auxiliares administrativos, assegurando funcionamento contínuo e qualidade nos serviços prestados.
Para a diretora-geral do HUT, Aranucha Brito, o crescimento da demanda reflete a capacidade de resolutividade da unidade e o empenho da atual gestão na organização dos processos de trabalho. “Queremos atender mais e melhor, dentro do perfil do hospital. Esse tem sido o esforço coletivo de toda a equipe”, destaca a diretora.
Dê sua opinião: