O Hospital de Urgência de Teresina (HUT)conseguiu, nos últimos meses,avanços na agilidade e qualidade da assistência oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi o que constatou a avaliação do Projeto Lean- Transformação nos Hospitais, programa do Ministério da Saúde em parceria com o hospital Sírio-Libanês.
O HUT é o único hospital do Piauí que está concluindo a fase II do Lean e hoje( 14) foi a apresentação do resultado dos indicadores do hospital após meses de consultoria do projeto.
Participaram da apresentação dos dados de avaliação do HUT, a presidente da Fundação Municipal de Saúde(FMS) ,Leopoldina Cipriano,diretores do HUT,consultores do Sírio-Libanês e colaboradores da unidade de saúde.
A consultoria que tem como foco a reorganização de processos de trabalho e otimização de recursos trouxe ganhos em vários setores do HUT.Entre os avanços conseguidos pelo hospital está a diminuição em 77% do cancelamento, diário, das cirurgias agendadas.
Foto: Reprodução
O centro cirúrgico do HUT também aumentou sua eficiência em 55,5%. Isto significa mais cirurgias realizadas após a adesão das ferramentas de gestão: aviso cirúrgico e bate mapa.As novas ferramentas também contribuiram na diminuição de 54,5% no atraso do início da 1a cirurgia do dia.
O HUT teve ainda avanços nas unidades de internação reduzindo em 16% o tempo médio de permanência hospitalar. Com o novo índice mais leitos são disponibilizados para a população e quanto menor o tempo de internação menos risco para o paciente, explica Yriana Leal,gerente do Núcleo Interno de Regulação do HUT.
No setor de emergência o ganho,segundo avaliação dos consultores do Lean, foi na redução do tempo de atendimento(9%) dos pacientes sem internação. A superlotação do HUT caiu em 33,3% com a maior agilidade do atendimento.
Dê sua opinião: