Sexta, 15 de agosto de 2025, 22:09
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
22:09
Saúde

Projeto Samuzinho forma turma e abre inscrições em Teresina

Iniciativa do SAMU oferece aulas de primeiros socorros para crianças de 7 a 12 anos, com foco em inclusão social e conscientização comunitária

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará nesta quarta-feira (13), às 18h, no Teatro João Paulo II, a cerimônia de formatura de 45 crianças que concluíram as aulas do Projeto Samuzinho. Na mesma ocasião, será lançado o novo edital de inscrições para a próxima turma do projeto. A iniciativa, promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), tem como objetivo ensinar técnicas de primeiros socorros para disseminar conhecimento que pode salvar vidas.

Voltado para crianças entre 7 e 12 anos, o Projeto Samuzinho oferece aulas teóricas e práticas sobre primeiros socorros, abordando temas como parada cardíaca, engasgo, choque, convulsões e queimaduras. Os alunos utilizam o macacão do serviço e também têm a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido nas ambulâncias.


Foto: Ascom/FMSA presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, destacou o papel educativo do projeto. “A Fundação Municipal de Saúde se orgulha em oferecer atividades educativas para as crianças. Elas são pessoas em desenvolvimento e estão exercendo a cidadania, na medida que aprendem e compartilham informações que podem salvar vidas”, afirmou.

A diretora do SAMU, Adélia Oliveira, ressaltou que o projeto também contribui para aproximar o serviço da população. “O projeto favorece a aproximação do SAMU com a comunidade, ampliando o conhecimento sobre nossos serviços e contribuindo para a redução de problemas causados por ligações indevidas, a exemplo dos trotes”, disse.

Nesta edição, o projeto reservou vagas para crianças neurodivergentes, reforçando o compromisso com a inclusão social. “Nosso objetivo é promover a inclusão e fortalecer a responsabilidade social. Estamos muito felizes por esse trabalho, que gera um impacto tão positivo na sociedade”, destacou Isabel Cavalcante, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU.

Veja Também

Dê sua opinião: