Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
15:25
Saúde

Piauí recebe as primeiras doses de vacina contra dengue nesta sexta-feira

As doses estão armazenadas na Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O Piauí recebeu na tarde desta sexta-feira (26), 5 mil doses da vacina Qdenga contra a dengue. Até o momento, o Brasil registra 3,8 milhões de casos prováveis de dengue, sendo 40,4 mil graves e de sinal de alarme. Os óbitos totalizam 1,7 mil.

  

Foto: Reprodução. 

Inicialmente, a vacina é destinadas aos municípios do Território Entre Rios, para a imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Estava prevista a chegada de 21 mil doses, mas por conta da quantidade de volumes, o Ministério da Saúde resolveu fracionar e só concluirá a entrega no dia 30 de abril.

As doses estão armazenadas na Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). De acordo com a entidade, o próximo passo é capacitar os municípios sobre a aplicação do imunizante, que é administrado em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

"Vamos iniciar a capacitação na segunda-feira sobre como deve ser aplicada a vacina, o seu armazenamento, e a elaboração do cronograma de imunização de cada município. Após essa capacitação, as vacinas seguem para as cidades", afirma a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

  

Foto: Reprodução.

Para tomar a vacina é preciso seguir alguns critérios. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

De acordo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina.

A Sesapi ainda ressalta que, a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue.

Combate ao mosquito

Para evitar a dengue, a eliminação dos focos do mosquito segue como medida mais eficaz. As larvas do transmissor se desenvolvem em água parada. Dessa forma, é preciso empenho da sociedade para eliminar os criadouros com medidas simples e que podem ser implementadas na rotina, como tampar caixas d’água e outros reservatórios, higienizar potes de água de animais de estimação, tampar ralos e pias, entre outras.

Cidades do Piauí que vão receber vacina contra dengue

- Teresina

- José de Freitas

- Amarante

- Curralinhos

- Altos

- Beneditinos

- União

- Alto Longá

- Miguel Alves

- São Gonçalo do Piauí

- Palmeirais

- São Pedro do Piauí

- Água Branca

- Monsenhor Gil

- Angical do Piauí

- Lagoa Alegre

- Nazária

- Coivaras

- Regeneração

- Demerval Lobão

- Lagoinha do Piauí

- Agricolândia

- Hugo Napoleão

- Lagoa do Piauí

- Miguel Leal

- Barro Duro

- Olho D'Água do Piauí

- Pau D'Arco do Piauí

- Passagem Franca do Piauí

- Santo Antônio dos Milagres

- Jardim do Mulato

Veja Também

Dê sua opinião: