Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
17:39
Saúde

Servidores do HU decretam greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores rejeitaram a proposta de 2,5% e decidiram iniciar a greve no próximo dia 6.

Os servidores do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), em Teresina, decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (06). A decisão foi tomada durante assembleia geral no dia 29 de abril e segue a deliberação nacional da categoria.

  

Hospital Universitário da UFPI - Foto: Reprodução. 

O HU-UFPI é administrado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Piauí (SINSEP-PI), o motivo da paralisação foi a rejeição dos empregados à proposta da Ebserh do reajuste de 2,5% em salários e benefícios, referente ao Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2025. 

📲 Clique aqui e fique por dentro de tudo: Canal do Portal Band Piauí, no WhatsApp! 😉

  

Trabalhadores rejeitam proposta por unanimidade - Foto:

   

Para Francisco Santana, a proposta de reajuste de 2,15% não contempla sequer as perdas registradas pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) que foi de 3,71%. “Vemos a proposta com muita tristeza por que os hospitais não vão aceitar esse percentual”. Segundo Santana, serão realizadas assembleias em todo o país para consultar os trabalhadores, “hoje vamos apresentar para a base em Teresina e se os trabalhadores rejeitarem a proposta poderemos deflagrar uma greve no início de maio”, disse o sindicalista.

Após a fala dos diretores, os trabalhadores presentes à assembleia rejeitaram a proposta e aprovaram indicativo de greve dos 2.113 funcionários do Hospital Universitário. A Ebserh administra 41 hospitais universitários no país e nos demais estados da federação estão ocorrendo assembleias que deverão apontar para uma greve em nível nacional.

 

  

Assembleia aprova greve - Foto: Sinsep-PI.

   O SINSEP informou que vai manter os 30% da força de trabalho para garantirem os serviços essenciais e inadiáveis da comunidade.

COMUNICADO HU-UFPI

A Ebserh informa que os representantes dos empregados na Mesa Nacional de Negociação Permanente - MNNP rejeitaram as cláusulas sociais e econômicas propostas pela empresa, na última terça-feira (30), e mantiveram o indicativo de greve, mesmo com a disposição da Ebserh em manter o diálogo aberto com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e com a categoria em busca de melhores parâmetros.

Diante desse cenário, a Ebserh ingressou com pedido de mediação e conciliação pré-processual perante o Tribunal Superior do Trabalho (TST), requerendo que seja designada com brevidade audiência para dar continuidade à negociação entre a empresa e as entidades representativas dos trabalhadores.

As escalas profissionais estão sendo planejadas de forma a manter os serviços essenciais em funcionamento, preservando a assistência hospitalar do HU-UFPI.

Veja Também

Dê sua opinião: