Em referência ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove nesta terça-feira (19) a ação “Dignidade Não Tem CEP”, com oferta de serviços gratuitos de saúde, assistência social, orientação jurídica e atividades de convivência. O evento acontece das 8h às 12h em dois pontos simultaneamente: o Centro POP e a UBS do Saci.
Um dos destaques será a reativação do Banho Móvel da FMS, veículo adaptado com dois chuveiros e reservatório de até mil litros de água, que permitirá às pessoas em situação de rua realizarem sua higiene pessoal com dignidade.
A iniciativa é resultado da articulação da FMS com diversos parceiros, entre eles a Defensoria Pública dos Direitos Humanos, a Secretaria Municipal de Assistência Social, ONGs, coletivos sociais, universidades, voluntários e instituições da rede socioassistencial.
Foto: Ascom FMSO dia 19 de agosto é marcado por memória e mobilização em todo o país, em lembrança ao episódio ocorrido em 2004, em São Paulo, quando sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas. Desde então, a data tornou-se símbolo da resistência e da luta por respeito, cuidado e cidadania dessa população.
Fátima Sousa, diretora de Atenção Básica da FMS, ressalta a importância da ação. “Mais do que um evento, esta é uma oportunidade de reafirmar que a dignidade humana é inegociável e não pode ser condicionada a endereço, condição econômica ou social”, afirma.
Já a enfermeira Marina Leite, integrante do programa Consultório na Rua, lembra que a luta por cidadania é responsabilidade coletiva. “Cabe a toda a sociedade participar da construção de uma cidade mais justa, acolhedora e solidária”, destaca.
O Consultório na Rua, coordenado pela FMS, funciona diariamente nos turnos manhã e tarde, com uma equipe multiprofissional que circula em van levando atendimento de saúde para pessoas em situação de rua.
Programação da ação:
Recepção com alimentação e escuta qualificada;
Orientações sobre direitos e acesso a serviços públicos;
Aferição de pressão arterial e teste de glicemia;
Cadastros e avaliações iniciais de saúde;
Testes rápidos e vacinação;
Avaliação bucal com entrega de escovas de dentes;
Triagem dermatológica para suspeita de hanseníase;
Emissão de segunda via de documentos (RG, CPF e certidões), em parceria com cartórios e Defensoria;
Encaminhamento para banho e distribuição de kits de higiene;
Corte de cabelo e barba;
Rodas de conversa, depoimentos de usuários, música e aromaterapia;
Inclusão em programas sociais e de saúde, além de encaminhamentos para oportunidades de trabalho.
Dê sua opinião: