Quinta, 18 de setembro de 2025, 00:59
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
00:59
Saúde

Sesapi realiza ações no Dia Nacional de Combate ao Fumo em Teresina

Durante a ação, o público terá acesso a palestras educativas, rodas de conversa, orientações de saúde, oferta de auriculoterapia

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, realiza, na quinta-feira (28), das 8h às 10h, uma programação especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. O evento será no CSU do Parque Piauí, localizado na Avenida Marechal Rondon, zona sul de Teresina.

Instituído pelo Ministério da Saúde, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo e seus impactos na saúde. Neste ano, o tema escolhido é “Cuidado Integral no Controle do Tabagismo”, reforçando a importância da prevenção, do tratamento e da redução do consumo de produtos derivados do tabaco.


Foto: AscomDurante a ação, o público terá acesso a palestras educativas, rodas de conversa, orientações de saúde, oferta de auriculoterapia, além da distribuição de materiais informativos. Também será divulgado o tratamento gratuito do tabagismo oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que envolve atendimento individual e em grupo, terapia cognitivo-comportamental e tratamento medicamentoso.

Segundo a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, Luciana Sena, o evento é uma oportunidade de mobilizar a população para a prevenção e os cuidados com a saúde. “O tabagismo ainda é uma das principais causas evitáveis de morte no mundo. Nosso papel é informar, acolher e oferecer suporte para que as pessoas que desejam parar de fumar tenham acesso ao tratamento de forma gratuita e humanizada”, destacou a gestora.

Atualmente, o Piauí conta com 161 municípios cadastrados no Programa Nacional de Controle do Tabagismo. As cidades iniciarão, a partir de setembro de 2025, a oferta estruturada do tratamento aos fumantes por meio das gestões municipais de saúde.

A Sesapi orienta que a população busque informações diretamente nas secretarias municipais de saúde sobre a disponibilidade dos serviços locais. Em caso de dúvidas, também é possível entrar em contato com a Coordenação Estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso pelo telefone (86) 3216-3565 ou pelo e-mail casaisaude@yahoo.com.br.

“Junte-se a nós nessa causa! Cuidar da saúde é um ato de amor e prevenção”, conclui Luciana Sena.

Veja Também

Dê sua opinião: