Terça, 29 de abril de 2025, 02:08
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
02:08
Saúde

Teresina amplia vacinação contra a gripe a partir de segunda-feira (28)

Puérperas, indígenas, pessoas com comorbidades, professores, profissionais da segurança e outros públicos poderão receber a vacina

Além dos públicos já atendidos idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos, a campanha de vacinação contra a gripe em Teresina passa a contemplar, a partir de segunda-feira (28), outros grupos prioritários. 

Entre eles, estão puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, professores do ensino básico e superior, profissionais dos Correios, forças armadas, profissionais da força de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, portuários e pessoas em situação de rua.

Desde o início da campanha, em 7 de abril, foram aplicadas 29.332 doses entre os públicos inicialmente convocados, que somam cerca de 214 mil pessoas. A FMS reforça que os idosos, gestantes e crianças que ainda não se vacinaram devem continuar buscando os postos de imunização.


Foto: Ascom FMS

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, além de locais estratégicos como as maternidades municipais, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, o posto médico-odontológico do CTT/UFPI, o Hospital da Polícia Militar e o Hospital Infantil Lucídio Portela. Nessas unidades, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Outro ponto de vacinação é o Teresina Shopping, onde funciona um posto extra no edifício garagem (estacionamento G3). O local atende de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.

De acordo com Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, é importante que os grupos prioritários busquem a imunização o quanto antes. “A vacina está amplamente disponível e é fundamental para prevenir complicações causadas pelo vírus da gripe, principalmente em pessoas mais vulneráveis”, alerta.

A campanha segue conforme o cronograma nacional do Ministério da Saúde, com objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reduzir a incidência de casos graves da doença.

Veja Também

Dê sua opinião: