O orçamento de Teresina está sendo discutido na Câmara Municipal. O relator do orçamento, vereador Gustavo de Carvalho (PT) afirmou que foram realizadas solicitações de remanejamentos, mas que mudanças só devem acontecer com aval do prefeito eleito Silvio Mendes.
“A Comissão de Finanças vem recebendo solicitações de secretários que irão assumir em 2024. Estamos analisando todos os pleitos e pedidos de mudanças ou alterações no orçamento. Contudo, há um compromisso com a cidade de Teresina e uma grande responsabilidade ao se tratar de alterações em pastas de secretarias, já que enfrentamos problemas muito maiores, como saúde, educação, mobilidade urbana e assistência social. Assim, todo e qualquer pedido será analisado pela Comissão de Finanças, mas precisamos de aval da gestão de Silvio para efetuar essas alterações no orçamento”, afirmou.
Para que a próxima gestão possa executar o orçamento de acordo com o plano de governo estabelecido, é necessário que haja uma reforma administrativa, como já anunciada por Silvio Mendes. Gustavo de Carvalho confirmou que o prefeito Dr. Pessoa sinalizou para encaminhar a reforma ainda em sua gestão.
“Estamos aguardando a autorização dessa mini-reforma chegar a esta casa. O presidente Enzo Samuel deve conduzi-la juntamente com a equipe de transição, para que, até o final deste mês de dezembro, possamos realizar essa mini-reforma e, assim, dar serenidade à aceleração da gestão do Dr. Sílvio na próxima administração. Isso é importante, pois demonstra o amadurecimento dessa atual gestão",
As mudanças incluem a extinção e implementação de secretarias, além da criação de novas pastas. As Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) serão transformadas em Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).
Deixarão de existir as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh); Produção Agropecuária; e Economia Solidária, que será incorporada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).
A Coordenadoria de Segurança terá status de Secretaria, que será chefiada pelo coronel Wagner Torres. Já a Coordenação de Direitos Humanos será agregada pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
A Secretaria Municipal de Relações Institucionais também será criada em 2025. O gestor será o vereador Victor Linhares (Progressistas).
Dê sua opinião: