Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
22:04

Band Política

Band Política

Os bastidores da mudança de Marden Menezes rumo ao PSD

Lembrando que a janela partidária, período permitido para políticos de mandato trocarem de partido, será de 6 de março a 6 de abril de 2024.

Nos bastidores da política piauiense, surge a confirmação da entrada de mais uma família de políticos no PSD do Piauí. Além dos Lima, os Menezes também serão peças importantes do partido em 2024 (sim, no plural).

O ex-prefeito Luiz Menezes está amplamente confirmado como o mais novo integrante da sigla psdeísta e o nome que representará a base para a disputa pela Prefeitura de Piripiri em 2024. Contudo, o deputado estadual Marden Menezes ainda não confessou publicamente sua saída do Progressistas e, consequentemente, da oposição. O parlamentar será fundamental para aumentar a base do PSD na Assembleia Legislativa do Piauí, que hoje não possui representantes.

Nossa coluna conversou com integrantes valorosos do PSD, e uma frase foi dita com muita clareza: "Estamos esperando a confirmação pública de Marden". Lembrando que a janela partidária, período permitido para vereadores de mandato trocarem de partido, será de 6 de março a 6 de abril de 2024, já para os deputados, apenas em 2026. 

  

Deputado estadual Marden Menezes Ascom Alepi

   

Os porquês

Pelo que foi possível avaliar, considerando o cenário político do estado piauiense, a ida de Marden para o PSD é, de longe, uma decisão ideológica; não há ruptura dentro da base que justifique essa mudança. Na verdade, é um movimento puramente estratégico. Com a base da oposição mais enxuta, em 2026, quando Marden tentará sua reeleição como deputado estadual, o lastro eleitoral do partido será menor.


Na eleição de 2022, Marden angariou quase 37 mil votos no Piauí, sendo o 5º mais votado dos sete deputados estaduais Progressistas. Ressalta-se que era um cenário com um ministro da Casa-Civil e um governo federal ao lado do partido. Daqui a quatro anos, a oposição terá menos forças e, naturalmente, menos parlamentares eleitos.


Como diz o ditado: ao fechar uma porta, abre-se uma janela.

Veja Também

Dê sua opinião: