Max Verstappen venceu neste domingo (26) o Grande Prêmio de Abu Dhabi, a última etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Foi a 19ª vitória do holandês da Red Bull em 22 corridas no ano.
Com o feito, Verstappen se isolou ainda mais como o piloto com mais vitórias em um mesmo ano, superando as 15 vitórias conquistadas por ele mesmo em 2022. Antes disso, o topo da lista pertencia a Michael Schumacher (2004) e Sebastian Vettel (2013), ambos com 13.
Além disso, o tricampeão assegurou vitórias em 86,36% das corridas de uma mesma temporada, o maior percentual da história da F1 - um feito que já havia assegurado desde o GP de São Paulo. Até então, o maior aproveitamento era de 1952, com os 75% de Alberto Ascari.
O segundo lugar em Yas Marina ficou com Charles Leclerc, da Ferrari. George Russell, da Mercedes, completou o pódio em terceiro lugar.
Na Red Bull, Sergio Pérez cruzou a linha de chegada em segundo, mas cumpriu uma punição por um toque na McLaren de Lando Norris e ficou em quarto – à frente do próprio Norris. Oscar Piastri, também da McLaren, foi sexto.
Completando as dez primeiras posições, Fernando Alonso (Aston Martin) foi sétimo, com Yuki Tsunoda (AlphaTauri) em oitavo, Lewis Hamilton (Mercedes) em nono e Lance Stroll (Aston Martin) em décimo.
Dê sua opinião: