A Ponte Governador João Luís Ferreira, popularmente conhecida como Ponte Metálica, que liga as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA), será interditada a partir do dia 1º de setembro para manutenção estrutural. O anúncio foi feito pelo Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Piauí (Crea-PI) após a conclusão de uma inspeção técnica que apontou problemas em um dos pilares de sustentação e em um dos elementos de ligação da ponte.
A inspeção foi realizada entre 2 de janeiro e 18 de fevereiro deste ano e revelou a necessidade de intervenção urgente para garantir a segurança da estrutura e de seus usuários. Diariamente, a ponte registra o tráfego de 60 a 70 mil veículos, segundo dados da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Timon.
Foto: Reprodução
A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), responsável pela manutenção da ponte, informou que as obras acontecerão em duas etapas. A primeira fase terá duração de seis meses e contempla a manutenção do pavimento rodoviário e da via férrea. Durante os três primeiros meses dessa etapa, a ponte ficará totalmente interditada ao tráfego de veículos.
Já a segunda fase, também com previsão de seis meses, envolverá intervenções nos pilares e nas estacas de fundação da estrutura. Nessa etapa, a ponte continuará operando, mas com interferências pontuais no trânsito, ainda sem detalhes divulgados.
Dê sua opinião: