O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), orienta que todo o quadro de servidores estaduais faça a migração para o novo documento, conforme estabelece o Decreto Estadual nº 24.080, publicado em 16 de setembro de 2025.
A Carteira de Identidade Nacional utiliza o CPF como número único de identificação e segue o padrão nacional definido pelo Governo Federal. Segundo o superintendente do Instituto de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, a atualização é um passo essencial para modernizar e unificar a base de dados do Estado.
Foto: Ascom“A CIN é um documento mais moderno, seguro e válido em todo o país. A atualização dos servidores garante a autenticidade das informações e facilita o acesso a serviços públicos”, afirmou.
O Instituto de Cidadania Digital dispõe de mais de 190 Unidades de Serviços Digitais espalhadas pelo Piauí, permitindo que o procedimento seja realizado de forma rápida e acessível. Clique aqui e confira os endereços das unidades.
Prazos definidos pelo decreto:
Comissionados, terceirizados e temporários: até 30 de dezembro de 2025
Servidores efetivos ativos: até 27 de fevereiro de 2026
Inativos e pensionistas: até 30 de abril de 2026
Além de aumentar a segurança das informações, a CIN reduz inconsistências cadastrais e é aceita em todo o território nacional e nos países do Mercosul. A versão digital do documento será disponibilizada automaticamente no aplicativo gov.br após a emissão.
Documentos necessários para emitir ou atualizar a CIN:
Certidão de nascimento ou casamento (legível, sem rasuras, não manuscrita e em bom estado);
CPF;
Comprovante de residência.
Dê sua opinião: