Domingo, 27 de abril de 2025, 02:43
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
02:43
Cidades

VÍDEO: Tartaruga gigante ameaçada de extinção é encontrada no litoral do Piauí

​O vídeos divulgado em redes sociais foi realizado pelo Instituto Tartarugas do Delta

Uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), de aproximadamente 155 centímetros foi encontrada durante o monitoramento noturno na praia da Pedra do Sal, litoral piauiense, região da APA Delta do Parnaíba. A espécie, que é criticamente ameaçada de extinção, utiliza o litoral  para realizar o comportamento reprodutivo.

📲 Clique aqui e fique por dentro de tudo: Canal do Portal Band Piauí, no WhatsApp! 😉

  

Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) - Foto: Instituto Delta. 

   

O vídeo divulgado em redes sociais foi registrado pelo Instituto Tartarugas do Delta. No local, os biólogos mediram o animal, e logo após ela retornou para o mar. A equipe instalou um transmissor no casco do animal após subir para desovar na madrugada desta quarta-feira (19). O transmissor possibilitará entender a rota migratória durante o período reprodutivo desta espécie. 

Segundo o Instituto Tartarugas do Delta, o animal era uma fêmea e apresentava 1.55 metro de carapaça. Werlanne Magalhães, bióloga e vice-presidente do Instituto, explicou que ela subiu na praia para a confecção do seu ninho e foi acompanhada pela equipe durante o processo, até seu retorno à água.

  

Tartaruga gigante criticamente ameaçada de extinção é encontrada na praia da Pedra do Sal Reprodução

   

“Durante o monitoramento, a equipe registrou a ocorrência da subida dessa fêmea. Um dos comportamentos reprodutivos é confeccionar o ninho. Foi por volta das doze horas. A tartaruga realizou a confecção do ninho, terminou e então a equipe fez alguns procedimentos biométricos. Depois de concluído, o animal fecha o ninho; a equipe sinalizou o ninho para que não ocorra passagem de veículos ou algum tipo de animal na praia”, explicou

A tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) costuma viver a maior parte da vida na zona oceânica, mais afastada da costa. O litoral do piauiense é um dos berçários delas e de outras quatro espécies de tartarugas marinhas.

A equipe do Instituto Tartaruga do Delta monitora as praias da região para fazer o levantamento de dados sobre o comportamento reprodutivo de tartarugas marinhas, que ocorre todos os anos entre os meses de dezembro à setembro. Até o momento foram identificados três ninhos desta tartaruga no litoral piauiense durante a temporada reprodutiva de 2019. Um foi encontrado na praia do Arrombado, em Luís Correia, e os demais na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba.

Sobre a tartaruga

A tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) é a maior espécie de tartaruga marinha, por isso é também conhecida como tartaruga gigante.

Sua carapaça, também conhecida como casco, possui a coloração preta ou cinza com pequenas manchas brancas. A textura e aparência assemelha-se com couro, daí o nome da espécie.

Veja Também

Dê sua opinião: