O projeto Revisitando a Revista Cadernos de Teresina, promovido pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), chega à sua 11ª edição, originalmente publicada em agosto de 1991, com o tema “Teatro de Rua: Uma proposta para Teresina”. O episódio desta semana foi gravado diretamente da Praça Rio Branco, espaço simbólico da capital, e relembra uma das experiências mais expressivas da arte popular teresinense.
Na ocasião, um grupo de artistas amadores tomou conta da praça vestidos de cangaceiros, revivendo o episódio histórico narrado na matéria “História refeita Lampião e seu bando invadem Teresina”. A apresentação da edição ficou por conta da servidora Sarah Ayres, que destacou o poder do teatro de rua como linguagem de resistência e de aproximação entre arte e público. “A servidora Sarah Ayres foi quem apresentou o resumo dessa edição, que destaca o poder da arte de rua como forma de expressão, resistência e aproximação com o público.”
Foto: Ascom FMCAlém da proposta teatral, a edição nº 11 da Cadernos de Teresina traz um verdadeiro panorama da cultura e da memória piauiense, reunindo textos, poemas, gravuras e reportagens sobre diferentes manifestações artísticas. Entre os destaques estão:
Cinema: Mostra Tempo Glauber Rocha;
Artes Plásticas: Guernica;
Cultura Popular: Danças e Folguedos Folclóricos do Piauí;
Documento: A passagem de Prestes pelo Piauí;
Entrevista: com João Kennedy Eugênio;
Memória: A história do rádio no Piauí;
Música: Teresina canta Theresina;
e uma reportagem especial sobre o Salão de Humor.
A publicação reforça o papel transformador da arte no espaço urbano e o compromisso da revista em preservar a história dos movimentos culturais que moldaram a identidade de Teresina.
Para acessar a edição completa da revista, basta clicar aqui.
Dê sua opinião: