Domingo, 01 de fevereiro de 2026, 10:44
Economia

Adesão ao Simples Nacional e MEI termina nesta sexta em Teresina

Contribuintes devem regularizar pendências fiscais e cadastrais para garantir adesão aos regimes em 2026

O prazo para adesão ao Simples Nacional e ao regime de Microempreendedor Individual (MEI), referente ao ano-calendário de 2026, encerra-se nesta sexta-feira (30). O alerta é da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), que orienta os contribuintes de Teresina a ficarem atentos, principalmente aqueles que possuem pendências cadastrais ou fiscais.

De acordo com o auditor fiscal da Prefeitura de Teresina, William Gomes de Freitas, que atualmente responde pela Divisão do Simples Nacional no município, a regularização dessas pendências é condição obrigatória para o ingresso nos regimes tributários.


Foto: Ascom SEMF“O Simples Nacional é um regime tributário que traz diversas vantagens, como a simplificação das obrigações acessórias, a redução da burocracia, a unificação dos tributos em uma única guia de pagamento e, em muitos casos, alíquotas mais vantajosas”, destacou o auditor.

Para auxiliar os contribuintes, a SEMF disponibiliza diversos canais de atendimento, como as Unidades de Atendimento ao Público (UAPs), o atendimento eletrônico pelo site https://servicos-semf.pmt.pi.gov.br, além do e-mail corporativo simplesnacional.semf@pmt.pi.gov.br. Também é possível abrir demandas por meio do sistema de Processo Eletrônico (SEI) ou buscar atendimento presencial na Divisão do Simples Nacional, localizada no mesmo endereço da UAP Centro.

Confira os endereços das Unidades de Atendimento ao Público (UAPs):

UAP Centro
Rua Coelho Rodrigues, nº 1911, 
Centro
(próximo à Praça do Fripisa, antigo prédio do Medplan)

UAP Leste
Avenida João XXIII, nº 5323, 
Santa Isabel
(Show Auto Mall – Espaço da Cidadania)

UAP Teresina Shopping
Avenida Raul Lopes, nº 1000, 
Bairro Noivos
(Espaço da Cidadania – piso superior, em frente à praça de alimentação)

A Secretaria Municipal de Finanças reforça que o prazo para adesão é improrrogável e orienta que os contribuintes não deixem a regularização para a última hora, garantindo o enquadramento no Simples Nacional ou no MEI para o ano de 2026.

Veja Também

Dê sua opinião: